Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

No dia 25 de outubro, as crianças do Jardim de Infância de Outiz, reiniciaram o Projeto Intergeracional, “Unir gerações partilhar saberes” que teve resultados muito positivos no ano letivo anterior.

Com este Projeto pretende-se juntar as crianças deste Jardim de Infância com as pessoas mais idosas da Residência Pratinha, para que aprendam umas com as outras, comuniquem e se divirtam. Importa salientar que as atividades propostas, pela equipa coordenadora do Projeto (Educadora de Infância e Técnicas da Residência Pratinha), são pensadas para que funcionem para os dois grupos, tendo em conta os seus saberes, quais os interesses e capacidades relevantes para o desenvolvimento de ambos.
Nesta primeira atividade, as crianças deslocaram-se à Residência Pratinha para fazerem uma desfolhada e verem como se apanham as uvas. Quando lá chegamos já os nossos amigos nos esperavam ansiosos com as cestas carregadas de espigas de milho no pátio da casa, com seus chapéus de abas largas para se protegerem do sol. Com um sorriso “de orelha a orelha”, estes receberam o cumprimento carinhoso das crianças que quiseram abraçar ou dar um aperto de mão a cada um.
Na desfolhada foi o senhor Alberto que começou por explicar como se desfolhava o milho no seu tempo e ao mesmo tempo dizia o nome das partes que compõem a espiga. No final cada criança pegou numa espiga e escolheu um par mais idoso para, numa atividade colaborativa, desfolhar a espiga. Estavam todos entusiasmadíssimos e para animar acompanhamos a atividade com canções que cada um foi recordando e ensinando às crianças.
De seguida, fomos para a zona das ramadas e neste percurso foram as crianças que apoiaram os mais idosos, dando-lhes a mão. Aqui a alegria dos idosos e crianças confundiam-se, pois para uns eram as recordações que afloraram, os cheiros, as cores, as texturas das videiras e das uvas…e para outros foi o primeiro contacto com esta realidade. Numa relação de interajuda apanharam algumas uvas para os cestos, mas primeiro todos quiseram saboreá-las e uma vez mais foram os mais idosos a explicar aos mais novos como deviam comer as uvas sem a casca.
A visita terminou, como em todos os nossos encontros, com um lanche preparado, durante a manhã, por um grupo de idosos.
Toda esta interatividade teve também como objetivo recuperar cultura, tradições populares e memórias históricas que as nossas crianças muitas vezes não têm conhecimento. A recuperação destes saberes antigos e a viagem ao passado, proporciona aos idosos uma satisfação e acima de tudo um sentimento de “utilidade”, como se fosse a sua missão ensinar os mais novos e ajudá-los a crescer.
Educadora: Mª Antónia Mamede
(Jardim de Infância de Outiz)

06-11-2019 


A sentir Sophia
de Mello Breyner Andresen

Hoje,
faz 100 anos que nasceu
esta alma
tão famosa
inovadora
e criadora.

Durante a sua vida
muito escreveu
muito fez
e muito recebeu.

Por causas lutou
com força e garra
sem medo
de ir em frente
sem medo
de enfrentar
os desafios
que lhe apareciam
continuamente.

Quando Sophia morreu
deixou-nos uma luz!
Luz de mudança
que nos acende o coração
de esperança...


Andreia Cruz; Nº4; 8º3

O que fazer?! 

Celebrando o Dia Internacional para a Redução das Catástrofes o AEG aderiu ao exercício "A Terra Treme". Todos devemos ter consciência do perigo e saber o que fazer nestas situações. Clique na imagem abaixo para ver os conselhos do "Tinoni".

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Quadros de Honra 

Conheça os alunos do Quadro de Honra de cada ano letivo

Memórias 

memorias

Revista PAA 

revista2017 2018

Login

Online 

Temos 222 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top