Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

sete de maio, nos Jardins de Infância do AEG, a manhã esteve muito nublada. O céu cinzentão que cobria o recreio quis rivalizar com a curta de animação que a Biblioteca Escolar levou às crianças, intitulada "Parcialmente Nublado", de Peter Sohn (EUA, 2009, 5’).

O filme desvenda os mistérios da proveniência dos bebés. Aparentemente, na estratosfera, as "pessoas-nuvens" modelam os bebés a partir das nuvens, dando-lhes vida. Enquanto que as “pessoas-nuvens” brancas criam bebés meigos, uma pequena “pessoa-nuvem” cinzenta e melancólica é especialista em criar bebés “perigosos”, como crocodilos, carneiros, tubarões, entre outros. Além destas nuvens, as cegonhas tomam lugar importante nesta história. Enquanto que as cegonhas (conhecidas por nos trazerem as criancinhas), ao serviço das nuvens brancas, transportam felizes os bebés criados por estas, o trabalho da cegonha fiel à nuvem cinzenta é difícil e arriscado. A solução encontrada por esta para enfrentar os perigos e, simultaneamente, manter a sua lealdade à nuvem, revela-se surpreendente e comovente.
Após segunda visualização, a pedido das crianças, seguiu-se o desafio lançado pela equipa da Biblioteca: todas as meninas e meninos receberam um desenho de um animal e, de acordo com as suas características, colocaram-no na “pessoa-nuvem” respetiva.
Esta curta de animação prendeu a atenção das crianças, educadoras e auxiliares de ação educativa pelo poder da imagem, do som e, sobretudo, pela ternura das personagens e pela pungente mensagem.
Antes de voltarem às suas salas de aula, as crianças transportaram as cadeiras para o refeitório, uma prática que se instalou de forma natural e que se tem tornado habitual, facilitando o trabalho das “arrumadoras de sala”.
Saudações cinéfilas!
A equipa da BE

06-11-2019 


A sentir Sophia
de Mello Breyner Andresen

Hoje,
faz 100 anos que nasceu
esta alma
tão famosa
inovadora
e criadora.

Durante a sua vida
muito escreveu
muito fez
e muito recebeu.

Por causas lutou
com força e garra
sem medo
de ir em frente
sem medo
de enfrentar
os desafios
que lhe apareciam
continuamente.

Quando Sophia morreu
deixou-nos uma luz!
Luz de mudança
que nos acende o coração
de esperança...


Andreia Cruz; Nº4; 8º3

O que fazer?! 

Celebrando o Dia Internacional para a Redução das Catástrofes o AEG aderiu ao exercício "A Terra Treme". Todos devemos ter consciência do perigo e saber o que fazer nestas situações. Clique na imagem abaixo para ver os conselhos do "Tinoni".

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Quadros de Honra 

Conheça os alunos do Quadro de Honra de cada ano letivo

Memórias 

memorias

Revista PAA 

revista2017 2018

Login

Online 

Temos 205 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top