Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

sete de maio, nos Jardins de Infância do AEG, a manhã esteve muito nublada. O céu cinzentão que cobria o recreio quis rivalizar com a curta de animação que a Biblioteca Escolar levou às crianças, intitulada "Parcialmente Nublado", de Peter Sohn (EUA, 2009, 5’).

O filme desvenda os mistérios da proveniência dos bebés. Aparentemente, na estratosfera, as "pessoas-nuvens" modelam os bebés a partir das nuvens, dando-lhes vida. Enquanto que as “pessoas-nuvens” brancas criam bebés meigos, uma pequena “pessoa-nuvem” cinzenta e melancólica é especialista em criar bebés “perigosos”, como crocodilos, carneiros, tubarões, entre outros. Além destas nuvens, as cegonhas tomam lugar importante nesta história. Enquanto que as cegonhas (conhecidas por nos trazerem as criancinhas), ao serviço das nuvens brancas, transportam felizes os bebés criados por estas, o trabalho da cegonha fiel à nuvem cinzenta é difícil e arriscado. A solução encontrada por esta para enfrentar os perigos e, simultaneamente, manter a sua lealdade à nuvem, revela-se surpreendente e comovente.
Após segunda visualização, a pedido das crianças, seguiu-se o desafio lançado pela equipa da Biblioteca: todas as meninas e meninos receberam um desenho de um animal e, de acordo com as suas características, colocaram-no na “pessoa-nuvem” respetiva.
Esta curta de animação prendeu a atenção das crianças, educadoras e auxiliares de ação educativa pelo poder da imagem, do som e, sobretudo, pela ternura das personagens e pela pungente mensagem.
Antes de voltarem às suas salas de aula, as crianças transportaram as cadeiras para o refeitório, uma prática que se instalou de forma natural e que se tem tornado habitual, facilitando o trabalho das “arrumadoras de sala”.
Saudações cinéfilas!
A equipa da BE

Destaques! 

As avaliações do 3º período
não serão afixadas,
sendo disponibilizadas
exclusivamente através
da aplicação GIAE ONLINE

consulta avaliacao

Consulta da Avaliação

(Nº de utilizador e password
fornecidos no início do ano.
Se perdestes as credenciais
envia email ao
Professor Titular / DT
a solicitar o seu reenvio)

#FicamosBemComAEG 

Novo espaço
para promoção

do bem estar emocional
e da confiança dos alunos,
da responsabilidade do SPO

Com periodicidade bi-semanal
serão publicadas
informações/orientações/desafios
(clica na imagem para ver)

18ª PUBLICAÇÃO
As férias estão a chegar...
Mas o tempo de aprender
não pode parar!

Em casa, mas... 

Jornal Escolar 

asas mar2018

Nº 8 - março 2019

asas mar2018

Nº 10 - março 2020

asas dez2019

Nº 09 - dezembro 2019

Login

Online 

Temos 225 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top