Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Todos os temas abordados são muito importantes para a nossa formação e, certamente, vão contribuir para que no futuro cuidemos melhor do nosso mundo e de tudo que nos rodeia.

No tema «Direitos e Deveres» chegamos à conclusão de que todos temos direitos mas também temos deveres a cumprir. Todas as pessoas pertencem a grupos, uns mais restritos, outros mais alargados, mas todos devemos respeitar os outros para podermos ser respeitados. Em cada país, os direitos, os deveres, as liberdades e as garantias de cada cidadão estão fixados na lei fundamental que é a Constituição.
Aprendemos também que a «Liberdade» só existe se houver respeito por regras que abrangem todos. Estas regras devem ser simples, claras, equilibradas e justas. Existe a liberdade política, religiosa, de expressão… Podemos ser livres em qualquer aspeto ou dimensão desde que respeitemos a liberdade dos outros e obedeçamos às leis e às regras estabelecidas.
Depois falamos de «Paz»… Paz não é só ausência de guerra… Para termos paz temos que nos aceitar tal como somos, temos que aceitar os outros, temos que aceitar opiniões e pontos de vista diferentes. Temos que saber dialogar e lutar por aquilo em que acreditamos. Os direitos e os deveres com liberdade e paz constroem uma cidadania responsável e cada um de nós pode ser «um agente de paz em ação».
No tema «Bem Comum» ficamos a saber que temos que respeitar, cuidar e aceitar o que é comum na sociedade, ou seja, o Bem Comum é tudo aquilo que pertence a um grupo ou contribui para satisfazer os interesses de uma comunidade. Depois falamos do «Meio Ambiente» que está intimamente ligado ao Bem Comum. O meio ambiente é o lugar onde se vive e nós vivemos no planeta Terra. O nosso planeta está já muito poluído e há recursos indispensáveis à vida que se estão a esgotar, por isso, todos temos de colaborar para remediar esta situação. Aqui, a turma deu o seu contributo ao debater e enumerar formas de proteger os «Oceanos» que constituem grande parte do nosso planeta.
Agora, estamos com o projeto de educação financeira «No poupar está o ganho», da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda e vencemos a etapa online da 3ª edição das Olimpíadas de Educação Financeira (OEF), destinadas a alunos do 1º e 2º ciclos do ensino básico que se encontram a participar no projeto. No dia 26 de março iremos representar a escola e o Município de Vila Nova de Famalicão na etapa final que terá lugar na sede da Fundação.
Aluna nº4 - Beatriz Silva

Aluna nº 9 – Inês Silva
Aluna nº 11 – Letícia Ferreira
DT – Fátima Maia

Participe! 


(conheça o programa clicando na imagem)
Abordando uma temática que é de grande relevância no atual contexto da evolução do sistema educativo, é importante a participação de toda a comunidade educativa para o processo de melhoria do serviço que prestamos.

I-City em Badajoz 

O i-City leva mais 8 alunos
a intercâmbio com escolas
de Espanha, Itália, Turquia,
Roménia e Inglaterra,
entre 12 e 18 de Maio.

Na construção da cidade virtual, vão estudar-se as necessidades e o fornecimento dos recursos necessários e as fontes de energia a explorar.

RESUMO DO DIÁRIO

Dia 12
Viagem de avião até Lisboa onde se encontraram com os outros parceiros para a viagem de autocarro até Badajoz.

Dia 13
Organização, trabalho de grupo e conhecimento da cidade.

Dia 14
A passear (Barcarrota) e a jogar (outdoor e energias renováveis) também se aprende.

Dia 15
Continuando a construção da cidade virtual e explorando os trabalho dos diferentes grupos (entre os quais o do AEG - na foto)

Dia 16
Um pézinho em Portugal: exploração da barragem do Alqueva e respetiva albufeira - Energia Hidroelétrica.

Dia 17
Ouvindo os investigadores das fontes de energia renováveis, na Universidade da Extremadura.

dia 18
O regresso: cansados, mas satisfeitos, realizados e agradecidos! 

ACOMPANHA CLICANDO AQUI

O AEG participou no concurso "Escola Alerta 2019"

Veja aqui (clique abaixo):

- a memória descritiva;

- o trabalho realizado.

Porque não se vota?! 

O Clube Europeu AEG, convidou uma amostra dos eleitores residentes da comunidade envolvente a responder a um questionário para apurar as taxas da eventual participação nestas eleições

Conheça aqui os resultados.

Revista PAA 

revista2017 2018

Login

Online 

Temos 42 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top