Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

No dia 27 de fevereiro os alunos do 6º ano do Agrupamento de Escolas de Gondifelos realizaram uma visita de estudo cultural e interdisciplinar à cidade do Porto e à cidade de Matosinhos, no âmbito das disciplinas de Português e Ciências Naturais.

Saímos da Escola por volta das nove horas. Todos os alunos entraram calmamente no autocarro, colocaram os cintos de segurança e partimos com destino à cidade do Porto. Por volta das 10:00 horas chegamos ao Teatro Sá da Bandeira para assistir à peça / espetáculo multimédia «Ulisses». O espetáculo iniciou-se com a contextualização histórica da civilização grega (deuses, hábitos, cultura…), seguindo-se a dramatização da célebre obra de Homero, reescrita por Maria Alberta Menéres. O espetáculo preencheu as expectativas dos alunos, que o consideraram divertido e muito interessante.
Saímos do teatro e o autocarro dirigiu-se para o Parque da Cidade do Porto, onde, chegamos, já passava do meio dia. Aqui almoçamos, apreciamos o espaço envolvente e tivemos a oportunidade de disfrutar de um agradável momento de convívio e descontração.
No período da tarde, com a chegada ao CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental - em Matosinhos, por volta das 14h30, iniciou-se a segunda parte da visita. Os alunos foram divididos em dois grupos, orientados pelas Biólogas Dr.ª Eunice e Dr.ª Marta. Procedeu-se à visita guiada pelos laboratórios, tendo sido explicadas as atividades aí desenvolvidas, assim como as investigações em curso. No percurso, os alunos foram informados das características da arquitetura do edifício, salientando-se pormenores alusivos ao ambiente marinho. Num âmbito mais prático realizaram-se atividades laboratoriais, em que se verificou o pH da água marinha e as consequências da acidez na diversidade animal e vegetal, provocada pela poluição. Os alunos foram alertados para os fatores/causas da poluição e sensibilizados para a preservação da fauna e flora marinha.
Terminada a visita, regressamos à escola, onde chegamos por volta das dezassete horas. Tanto as professoras como os alunos envolvidos, consideraram esta atividade muito positiva, não só, pelo enriquecimento cultural que promoveu, como pela aprendizagem efetuada, reforçando os conteúdos já abordados em contexto de sala de aula.

Excertos dos textos produzidos pelos alunos relativos ao CIIMAR:

“ O edifício tinha a forma de um búzio e os seus azulejos eram hexagonais e representavam as escamas dos peixes. Para lá entrar passamos por um passeio por fora do edifício com uma linda vista para o mar. No primeiro piso, que não pudemos ver, era a entrada e saída dos cruzeiros e havia também um grande aquário onde estavam seres vivos marinhos em cativeiro até ficarem independentes, para depois serem libertados no mar. No segundo piso vimos os laboratórios e percebemos que as investigações do CIIMAR têm incidido sobre a Biologia, Ecologia, Nutrição, Criação de Espécies Aquáticas, ….. .”
Mara Ferreira - nº 14 - 6º 1

“Depois fomos para um lugar chamado “boca da baleia” pois tinha essa forma, onde nos projetaram informações sobre o mar e fizemos experiências com água, vinagre e couve roxa. Ficamos a saber que a água do mar está a ficar mais ácida devido à poluição, o que faz desaparecer as conchas que protegem os animais marinhos. ”
Ana Margarida Silva - nº 3 - 6º 1

“Eu nesta visita aprendi que o mar dá muitas coisas para além do alimento e da água: energia, atividades turísticas e que algumas bactérias produzem uma espécie de um comprimido que nos protege dos raios ultravioletas e também nos ajuda a combater a obesidade.”
Mariana Costa - nº 12 - 6º 2

Orlanda Teixeira e Fátima Maia

Participe! 


(conheça o programa clicando na imagem)
Abordando uma temática que é de grande relevância no atual contexto da evolução do sistema educativo, é importante a participação de toda a comunidade educativa para o processo de melhoria do serviço que prestamos.

I-City em Badajoz 

O i-City leva mais 8 alunos
a intercâmbio com escolas
de Espanha, Itália, Turquia,
Roménia e Inglaterra,
entre 12 e 18 de Maio.

Na construção da cidade virtual, vão estudar-se as necessidades e o fornecimento dos recursos necessários e as fontes de energia a explorar.

RESUMO DO DIÁRIO

Dia 12
Viagem de avião até Lisboa onde se encontraram com os outros parceiros para a viagem de autocarro até Badajoz.

Dia 13
Organização, trabalho de grupo e conhecimento da cidade.

Dia 14
A passear (Barcarrota) e a jogar (outdoor e energias renováveis) também se aprende.

Dia 15
Continuando a construção da cidade virtual e explorando os trabalho dos diferentes grupos (entre os quais o do AEG - na foto)

Dia 16
Um pézinho em Portugal: exploração da barragem do Alqueva e respetiva albufeira - Energia Hidroelétrica.

Dia 17
Ouvindo os investigadores das fontes de energia renováveis, na Universidade da Extremadura.

dia 18
O regresso: cansados, mas satisfeitos, realizados e agradecidos! 

ACOMPANHA CLICANDO AQUI

O AEG participou no concurso "Escola Alerta 2019"

Veja aqui (clique abaixo):

- a memória descritiva;

- o trabalho realizado.

Porque não se vota?! 

O Clube Europeu AEG, convidou uma amostra dos eleitores residentes da comunidade envolvente a responder a um questionário para apurar as taxas da eventual participação nestas eleições

Conheça aqui os resultados.

Revista PAA 

revista2017 2018

Login

Online 

Temos 75 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top