Agrupamento de Escolas de Gondifelos

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TertuliaIgualGenero Mar2018No âmbito do projeto “School of Active Citizens”, a associação juvenil YUPI e o AEG estimularam a reflexão sobre as questões da igualdade de género em formato de tertúlia, que decorreu a 6 de março,  entre as 14.30h  e as 17h, no café concerto da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, aberto a toda a comunidade.

Em mês de comemorações do Dia da Mulher (8 de março), urge debater e entender a escola como um dos lugares centrais de formação de pessoas, de acordo com determinadas convenções estabelecidas social e culturalmente, não se resumindo à transmissão de saberes e conhecimentos. É importante compreender que a escola, assim como a família, os meios de comunicação, a Internet, a associação, o clube, a religião, entre outros espaços sociais, são constituídos e atravessados por representações de género, ao mesmo tempo que produzem e/ou significam essas representações.  A escola pode assim padronizar comportamentos, relações entre os géneros e determinar o lugar dos rapazes e das raparigas na esfera escolar e na sociedade em geral.

Com a presença e abertura pela Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade de Género, Rosa Monteiro e da Vereadora para a Família e Promoção da Igualdade, Sofia Fernandes e várias oradoras convidadas (Ariana Correia - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação do Porto e associação Plano i; Ana Luísa Abreu e Mafalda Araújo – autoras do livro “Gavetas do mundo – um livro para desarrumar as ideias”; Manuela Guimarães – diretora da escola profissional da Forave, que desenvolveu o projeto GirlsTech), a tertúlia promoveu o debate, reflexão e a (des)construção de estereótipos de género, com o objetivo de garantir reais oportunidades e direitos a meninos e meninas, raparigas e rapazes, homens e mulheres.

A tertúlia teve como motivação de fundo a apresentação do "Guia - Escola Amiga da Igualdade de Género”, coordenado pela investigadora Tamy Rodrigues da associação YUPI e realizado no Agrupamento de Escolas de Gondifelos, como uma ferramenta de trabalho, de reflexão e de ação para uma escola mais consciente, inclusiva e emancipadora.

Este guia surge como um dos produtos intelectuais do projeto "School of Active Citizens", mais precisamente de uma das suas áreas temáticas, nomeadamente na educação para os direitos humanos. O “School of Active Citizens” é um projeto com duração de 36 meses coordenado pela organização YUPI (Portugal), em estreita parceria com o Agrupamento de Escolas de Gondifelos (Portugal), Polónia (Semper Avanti e Zespól Szkól Dwujezycznych), Eslováquia (Agentúra pre rozvoj Gemera e Evanjelické Gymnázium) e Roménia (Asociatia Feed-back PM-Brasov e Colegiul Tehnic Transilvania Brasov).

As As intervenções finais da tertúlia ficaram a cargo de Vítor Dias (Diretor Regional Norte do IPDJ) e Manuel Albano (Diretor de Serviços da Delegação Norte da CIG).

Parabéns também aos alunos do AEG que trouxeram ao encontro os momentos culturais de grande qualidade (teatro e poesia).

Sem telefones! 

Estamos com um problema
grave nos telefones.
Se não nos conseguir ligar,
pedimos que nos contacte
através do mail da Direção
(direcao@aegondifelos.pt)
ou dos serviços administrativos
(secretaria@aegondifelos.pt).
Obrigado.

Acompanha o i-City! 

Foi uma semana em cheio
com os nossos parceiros
(Espanha, Itália, Turquia,
Roménia e Inglaterra)
Obrigado a todos quanto
colaboraram ou contribuiram
para que isto fosse possível

VÊ ABAIXO RESUMO
DAS ATIVIDADES REALIZADAS
(10 a 16 de março)

Dia 16 de março

Dia de fortes emoções,
corações apertados e
olhos nublados,
trocam-se abraços
e promessas de contactos.
As famílias acolhedoras
levam os parceiros
ao aeroporto e a
saudade já se sente no ar.

Dia 15 de março

Neste dia de encerramento,
concluiu-se a parametrização
da cidade virtual,
promoveram-se trocas
de experiências pedagógicas,
fez-se a avaliação desta
fase do projeto, preparou-se
o sarau cultural, que fechou o
dia e o trabalho em beleza.

Dia 14 de março

Manhã para preparação das
conclusões do trabalho de
urbanismo virtual e questões
para responsáveis autárquicos,
relacionadas com temática do
projeto, que foram respondidas
de tarde na Casa da Juventude
na receção da CMVNF, que
abriu 
peddy paper pela cidade.

Dia 13 de março

Visita turística ao Porto
para analisar os cuidados a ter
na organização urbana,
através de uma visita guiada
evidenciando os traços
do crescimento da cidade,
havendo tempo para uma visita
às caves do Vinho do Porto e
para um pequeno cruzeiro.

Dia 12 de março

O tempo nublado não ajudou
mas o grupo cumpriu.
A manhã foi de muito trabalho
e a tarde foi dedicada
a visitas a empresas
(de apoio social e de
processamento alimentar),
terminando com uma ida
à praia da Póvoa de Varzim.

Dia 11 de março

Foi um dia muito preenchido,
com o acolhimento,
o reconhecimento da escola,
as primeiras 
atividades
da construção 
da
cidade virtual

da visita pedestre a Gondifelos,
no fim foi a festa com um
jantar familiar de receção.

Dia 10 de março

Com grandes tribulações,
mas todos a chegar ao destino.
@s primeir@s a aterrar
foram @s italian@s,
logo seguido d@s turc@s.
De tarde chegaram
@s ingeleses/as e ao
final do dia 
@s romen@s
@s espanhóis/las.

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