Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 A sessão distrital do Parlamento dos Jovens decorreu nos dias 25 e 26 de fevereiro, em Braga, no Altice Fórum Braga, e contou com a participação de cinquenta e quatro escolas do distrito.

O projeto teve como tema “Alterações Climáticas-Salvar os Oceanos” e teve como objectivo principal implementar a discussão sobre o assunto e despertar a consciência dos jovens para esta importante questão ambiental.

Nesta sessão, foram apresentadas as medidas das escolas participantes tendo estado presentes os alunos/deputados eleitos nas sessões escolares. Representaram o Agrupamento de Escolas de Gondifelos os deputados efetivos Afonso Ribeiro e João Ferreira, e a deputada suplente Helena Silva, todos do 8º1

Os trabalhos iniciaram-se por volta das 9:30h e contaram com a presença de representantes da Assembleia da República, Câmara Municipal de Braga, Instituto Português da Juventude e Desporto e da DGESTE. Cada um dos presentes teve a oportunidade de se dirigir à assembleia, tendo todos sublinhado a importância deste projeto na aquisição de hábitos de cidadania e conhecimento do sistema democrático. Seguiu-se um momento de perguntas e respostas ao deputado presente, Rui Silva, do PSD
No momento seguinte desta sessão, as escolas puderam apresentar as medidas que redigiram nas sessões escolares. O nosso Agrupamento apresentou três medidas que realçaram a necessidade de reduzir o consumo de plástico, recorrendo a materiais alternativos, e a importância de reduzir a produção de gases nocivos à atmosfera, através do incentivo e promoção das ciclovias na deslocação casa-escola.
As escolas tiveram a possibilidade de questionar outras sobre as medidas propostas. O nosso Agrupamento foi questionado a propósito das medidas propostas, tendo os nossos deputados estado à altura do desafio. Os almoços e lanches realizaram-se no Altice Fórum e foram oferecidos pela Câmara Municipal de Braga.
As votações das medidas na generalidade e especialidade realizaram-se na tarde do 1º dia e manhã do 2º dia. Nesta fase os deputados efetivos votaram nos projetos de recomendação que melhor foram de encontro ao tema em discussão. Após a votação iniciou-se o debate das medidas na especialidade, no qual as escolas se reuniram em grupos de trabalho para suprimir, alterar ou inserir medidas no projeto aprovado. Após uma acesa discussão, foi acordada a redacção final do projeto de recomendação do círculo de Braga, projeto a apresentar em Maio, na sessão nacional.
No final da tarde do dia 26, os deputados representantes do distrito de Braga à sessão nacional foram eleitos.
Foi um dia importante na formação dos alunos, no qual demonstraram ser capazes de dar um contributo muito significativo a este projeto, que é um espaço privilegiado para o desenvolvimento da Educação para a Cidadania e que tem como objectivo formar cidadãos responsáveis, críticos e interventivos.
Carla Castelo Branco

I-City na Turquia 

O i-City leva mais 8 alunos
a intercâmbio com escolas
de Espanha, Itália, Turquia,
Roménia e Inglaterra,
entre 11 e 15 de Novembro.

Na construção da cidade virtual, desta vez vai estudar-se a prestação de serviços de apoio social e de saúde adequados.

RESUMO DO DIÁRIO

DIA 10 DE NOVEMBRO
um dia em trânsito,
saindo do Porto até Esmirna,
passando por Istambul

DIA 11 DE NOVEMBRO
depois da receção formal,
logo se passou ao trabalho,
que incluiu a vista a um centro
de apoio a pessoas com deficiência

DIA 12 DE NOVEMBRO
O dia foi intenso e
com muitas visitas,
mas começou com
uma aula de yoga...

DIA 13 DE NOVEMBRO
depois da apresentação dos
trabalhos de grupo
na parte da manhã
a tarde foi para a vista
ao Space Camp Turkey!

(ACOMPANHA
CLICANDO AQUI)

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Memórias 

memorias

Revista PAA 

revista2017 2018

Login

Online 

Temos 88 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top