Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Biblioteca Escolar acolheu com entusiasmo o convite da Casa das Artes de V. N. Famalicão para estar na primeira réplica do terceiro episódio deste Observatório de Cinema. Aliás, o AEG tem estado presente em todas as extensões deste observatório, desde a sua génese, e, por isso, não podia faltar a mais um episódio

No âmbito do seu Projeto “Educar com Cinema” e na relação estabelecida com o Plano Nacional de Cinema, nomeadamente a sua rubrica “O Cinema está à tua espera”, a BE selecionou as turmas do 1º ciclo e do 7º ano para participarem nas sessões de cinema que decorreram no dia 22 de janeiro, no grande auditório da Casa das Artes

Assim, de manhã, os alunos do 7º ano visualizaram o filme “O Outro Lado da Esperança”, do finlandês Aki Kaurismäki que regressa ao seu estilo cómico seco para lidar com a crise dos refugiados, sem qualquer pudor em mostrar o racismo e a violência a que migrantes podem estar sujeitos.
Da parte da tarde, os alunos do 1º ciclo viram o filme “A Canção do Mar”, de Tomm Moore (versão portuguesa), inspirado em vários mitos do folclore irlandês.
As sessões foram antecedidas pela intervenção do diretor deste Observatório de Cinema, Vítor Ribeiro, que deu as boas-vindas, agradeceu a presença, fez uma curta apresentação dos filmes, desejou que estes fossem analisados/comentados em sala de aula e despediu-se na esperança de ver de novo os alunos na Casa das Artes.
Os alunos destes dois ciclos (alguns já estiveram em sessões desta natureza em anos transatos) apreciaram os filmes projetados e, na generalidade, apresentaram uma atitude/comportamento ajustados a uma sala de cinema.
Esta saída da escola teve, naturalmente, o consentimento da Direção que, desde o primeiro instante apoia a participação nestes programas de literacia para o cinema e de divulgação de obras cinematográficas nacionais e estrangeiras junto do público escolar.
Eis algumas das opiniões dos alunos:
Adorei o filme, a história era interessante, o filme foi longo e aprendi muito sobre os refugiados.” “Gostei muito porque foi interessante e devemos respeitar toda a gente por igual.”
“Gostei do filme, pois explicava que muitas pessoas não podem ter uma vida estável, pois a comunidade critica a sua religião e o seu país de origem.”
A equipa da BE

Feliz Páscoa! 

Destaques! 

consulta avaliacao

Consulta da Avaliação

(nº de utilizador e password fornecidos pelos serviços administrativos)

Quem me protege?
Não deixe que aconteça!

Quadros de Honra 

Conheça os alunos do Quadro de Honra de cada ano letivo

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas mar2018

Nº 6 - março 2018

asas dez2018

Nº 7 - dezembro 2018

Revista PAA 

revista2017 2018

Login

Online 

Temos 146 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top