Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Com o intuito de ultimar a preparação para a fase 1 do Projeto I-City, a começar já no dia 11 de novembro com a partida para Roma, os alunos visitaram a Casa do Território no Parque da Devesa.

Esta visita dos membros do Cube Europeu AEG, entre os quais se contam os participantes no primeiro intercâmbio do Projeto Erasmus+ i-City, complementou a apresentação da Dra. Felisbela Leite, no passado dia 6 de novembro, sobre a história da fixação de população e a evolução das povoações no passado no concelho de Vila Nova de Famalicão. A visita à reserva do Gabinete de Arqueologia permitiu a observação in loco de objetos arqueológicos e outros encontrados na região de Famalicão, nomeadamente no Castro de Penices, no Castro das Eiras, no Castro da Boca e noutros. Estes fragmentos estão devidamente inventariados, havendo fragmentos do Castro da Boca (Vale de S. Cosme – S. Martinho) que estão a ser recolhidos há 10 anos e peças com mais de 3000 anos.
Citando as notas de alguns dos membros do clube: (A Dra. Felisbela) “Mostrou-nos várias coisas que encontraram no Castro de Penices e uma maqueta de um mapa com vários lugares onde se encontram os lugares arqueológicos da zona.” Disse ainda que “A primeira ‘cidade’ foi o Castro das Eiras. A influência (desta cidade) contribuiu para o urbanismo Romano em Famalicão”. Destacaram ainda a Pedra Formosa, muito trabalhada e considerada a joia da coroa da arqueologia de Famalicão e que veio precisamente do Castro das Eiras.
A observação destes testemunhos físicos ajuda, sem dúvida, a conhecer melhor e a enquadrar a forma como, ao longo da história, as populações que habitaram o território do concelho viveram, se organizaram e foram encontrando soluções para garantir a sobrevivência e o bem-estar. Por tudo isto, esta atividade foi mais um contributo para a reflexão a que somos convidados com o Projeto Erasmus+ i-City.

Ícaro TV apresenta: 

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

 

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas5 dez2017

Nº 5 - dezembro 2017

asas mar2018

Nº 6 - março 2018

Revista PAA 

revista2016 2017

Login

Online 

Temos 56 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top