Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

VisitaVacaria jun2018No dia 19 de junho de 2018 , fomos visitar a quinta da dona Vânia e do senhor António. Nós, 1º ciclo da EBI Gondifelos, fomos visitar essa quinta para sabermos mais sobre  a natureza e a vida animal.

 

Ahhh! A isso, a nossa professora até deu à atividade o nome “ AEG e a vida animal“.

Para lá fomos a pé, fizemos um percurso pedestre debaixo de um sol quente, mas ninguém esqueceu o chapéu ou o boné.

Já no interior da quinta, sentados à sombra, a D.Vânia deu-nos algumas informações sobre a vida das vacas leiteiras. Disse-nos que há três fases na vida deste animal: vitelo, novilho e vaca. Só começam a dar leite quando têm o primeiro vitelinho e podem tê-lo com cerca de dois anos de idade. Nesta altura deixam de ser novilhas e passam a chamar-se vacas.  As vacas bebem 50 a 100 litros de água por dia e comem cerca de 50kg de comida que o Sr António prepara com palha, cereais moídos,ração, silagem de erva e silagem de milho.

No total, o senhor António e a dona Vânia têm cerca de 200 animais de gado bovino divididos por idade: vitelos, novilhos, vacas em produção de leite e vacas secas. Estas últimas não produzem leite porque faltam dois meses para terem o seu vitelinho. Os vitelinhos andam nove meses no ventre da mãe e começam a andar de duas a seis horas depois de nascerem. Usam na orelha um brinco com o seu número de identificação. Também usam um colar eletrónico para o Sr António saber a quantidade de leite  que mamaram numa máquina própria.

Vimos a ordenha mecânica que tirava o leite a dezasseis vacas ao mesmo tempo. Era uma ordenha paralela. A ordenha das vacas é feita duas vezes ao dia (de manhã bem cedo e ao fim da tarde). Esse leite vai para um tanque de refrigeração até o camião cisterna da Agros o vir buscar dia sim, dia não. O leite só vai no camião quando está com temperatura abaixo de seis graus e depois de lhe fazerem análises para ver se o leite não tem nenhum produto proíbido.

De seguida tivemos um miminho da D. Vânia que foi um copo de leite bem frequinho, naquele dia de calor...Hum!...Que bom!  Recebemos também um saco com uma surpresa.

Gostamos muito de conhecer esta quinta e de dar comida às vaquinhas. Aprendemos muitas coisas sobre as vacas leiteiras e gostamos de conhecer a nova tecnologia usada na exploração de Leite.

Turma 2G

Ícaro TV apresenta: 

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

 

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas5 dez2017

Nº 5 - dezembro 2017

asas mar2018

Nº 6 - março 2018

Revista PAA 

revista2016 2017

Login

Online 

Temos 63 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top