Agrupamento de Escolas de Gondifelos

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O AEG participou no “Encontro de Escolas promotoras de sucesso” onde teve a oportunidade de partilhar o projeto “Famílias Leitoras” como uma das boas práticas que tem implementado no domínio do desenvolvimento das competências de Leitura e Escrita.


O encontro decorreu no dia 11 de fevereiro, na Casa do Território do Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão e foi promovido pela Câmara Municipal de Famalicão, para que as escolas partilhassem estratégias do seu Plano de Melhoria, que estão a desenvolver em articulação com a autarquia e o Observatório de Melhoria e Eficácia da Universidade Lusíada, do Porto.
A apresentação do projeto começou por ser enquadrada no Projeto Educativo do Agrupamento, com a intervenção do Diretor, Dr. Jones Maciel, destacando-se a leitura e a escrita como áreas centrais para o desenvolvimento da formação integral dos alunos.
De seguida interveio a Presidente do Conselho Geral e Coordenadora da Equipa de Avaliação Interna, Dra. Conceição Pereira, para evidenciar a forma como a Equipa de Avaliação Interna está a acompanhar a dinâmica do Agrupamento e o grau de satisfação do seu desempenho por parte dos diferentes elementos da comunidade educativa, destacando o trabalho de avaliação dos projetos de literacia, em que se enquadra “Famílias Leitoras”, nomeadamente com a realização de um Fórum de reflexão sobre a temática, com um painel de especialistas e outro de partilha de boas práticas, e a aplicação da técnica de “focus group”, envolvendo representantes dos diferentes atores do projeto, para apreciar as metodologias implementadas e identificar os resultados obtidos neste Projeto em particular.
O Projeto em si foi apresentado pela Educadora de Infância coordenadora do mesmo, Dra. Antónia Mamede, registando que o projeto “Famílias Leitoras” teve início no Jardim de Infância de Gondifelos e gradualmente vai sendo reformulado e alargado a outros níveis de ensino, pretendendo-se fomentar o gosto pela leitura, através de uma dinâmica de envolvimento parental, começando cedo e pelo mais simples e agradável. A coordenadora referiu que a promoção do gosto pela leitura, ainda antes de aprender a ler e em contexto familiar, passa por três atividades diferentes que compõe o projeto:
"Baú da Leitura"- Consiste na exploração de histórias que as crianças levam para casa e posteriormente, no Jardim de Infância, cada criança partilha a sua perceção e a sua experiência de ouvinte/leitor, com o grupo de alunos da sala.
"Um Conto para ti..." - Esta atividade integra-se nas linhas de orientação apresentadas pelo P.N.L., onde os Pais são convidados a contar uma história no Jardim de Infância/Escola para os alunos de todas as salas.
"Ponto a ponto nasce o conto..." - Resulta do desenvolvimento do projeto e passa para a dimensão da criatividade e para as competências da escrita. A história começa por uma frase lançada pelos alunos no jardim de infância e vai sendo construída pelos alunos e suas famílias, à medida que o livro vai passando de casa para casa. A história vai sendo revisitada periodicamente na escola antes de passar para nova família.
Para concluir a apresentação usou da palavra uma encarregada de educação, Susan Silva, que têm uma filha a frequentar o JI de Gondifelos, com participação no projeto, e uma outra que já frequenta o quarto ano e que também tirou partido do mesmo. Segundo a encarregada de educação a família resolveu envolver-se e preparar as apresentações das histórias, graças à forma como foi sensibilizada, motivada e apoiada. Destacou que, com a filha mais velha, já pode comprovar os resultados da participação neste projeto, pois apesar da timidez, própria da idade, ela tem uma autoconfiança que se reflete no seu comportamento, escolar, familiar e social, frequentando com assiduidade a biblioteca da escola, requisitando 2 e 3 livros de cada vez, lendo com entusiasmo e entoação, em eventos da escola e fora dela e dando poucos ou nenhuns erros. Susan Silva apontou o contato precoce com os livros como importante contributo para a obtenção de melhores resultados no desempenho escolar desta sua filha, quer a curto, médio e mesmo longo prazo.

Quem quiser conhecer melhor o projeto "Famílias Leitoras" pode aceder através do link existente na "caixa" dos blogs, em "Pequenos Leitores á Descoberta", do menu inicial da página do Agrupamento ou clicando aqui (Famílias Leitoras).

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