Como garantir que os alunos apreendam corretamente os diversos conteúdos de uma disciplina? E como fazer para que os mesmos consigam reter essas aprendizagens de forma duradoura na sua memória?
Por outro lado… como motivar os alunos para o estudo de uma ou mais disciplinas, sem que estas se tornem um mero e enfadonho encadeamento de conteúdos programáticos?
Foi para dar resposta a estas e outras questões que surgiu o projeto interdisciplinar “Ciência em Palco”, um projeto que pôs os alunos do 8º1 a fazer algo que estes muito apreciam: representar!
Partindo de alguns temas do currículo da disciplina de Ciências Naturais, foi pedido aos alunos que construíssem uma peça de teatro. O desafio foi prontamente aceite!
A turma construiu uma história interessante que abordou assuntos como “Origem da Vida”, “Relações” Bióticas” e “Dinâmica dos Ecossistemas”. Todos aprenderam um pouco mais, num clima de grande divertimento.
Depois de efetuadas algumas correções científicas na peça elaborada pelos alunos, esta foi objeto de análise nas aulas de Português. Nessa disciplina, o professor ajudou os alunos a redigir os textos de acordo com o estilo “obra dramática”.
Foram acrescentadas as didascálias, as anotações de cenário, o nome e a numeração das cenas e corrigidos ainda alguns detalhes ao nível do Português.
Terminada esta etapa, foi tempo de começar os ensaios! Foram cedidas algumas aulas para este efeito, assim como para a construção dos cenários e todos os alunos participaram ativamente.
A peça de teatro foi apresentada à comunidade escolar no mês de março, no âmbito do evento “Dias da Ciência”. Foi um projeto interessante e, sem dúvida, com potencial para ser repetido em anos vindouros.
Responsáveis pelo projeto: Ana Soares e Serafim