Agrupamento de Escolas de Gondifelos

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Contratação

O programa de regularização extraordinária dos vínculos precários na Administração Pública (PREVPAP) desenvolveu-se com a constituição das comissões de avaliação bipartidas (CAB) para dar parecer sobre as situações de vínculo inadequado submetidas pelos requerentes ou pelos serviços e tem como última fase a regularização propriamente dita, com a abertura dos procedimentos concursais e a constituição do correspondente vínculo de emprego público, cujo enquadramento legal consta da Lei n.º 112/2017, de 29 de dezembro.
Assim, tendo presente o teor do Despacho n.º 9348/2019 proferido em 10 de outubro de 2019, publicado em 16 de outubro de 2019 no Diário da República, 2.ª série, n.º 199, importa proceder à celebração de contratos de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado para a
categoria de Técnico Superior (generalista), através de procedimento concursal comum para o efeito restrito aos trabalhadores sem o vínculo jurídico adequado, reconhecido por parecer favorável homologado pelos membros do Governo competentes – Ministro das Finanças, Ministro
do Trabalho da Solidariedade e Segurança Social e Ministro setorial, identificados no Sistema Interativo de Gestão de Recursos Humanos da Educação – SIGRHE (acesso exclusivo ao Diretor e Subdiretor), > Situação Profissional > PND – Procedimentos concursais restritos – PREVPAP - Listagem, no portal da Direção Geral da Administração Escolar (www.dgae.mec.pt).

Por isso e de acordo com as orientações da DGAE (a consultar clicando aqui) é aberto o concurso o procedimento concursal de regularização extraordinária de vínculos precários destinado a técnicos superiores (consultar aqui o aviso de abertura).

Os parâmetros de avaliação, respetiva ponderação do método de seleção a utilizar, a grelha classificativa e sistema de valoração final do método foram definidos pelo Júri e podem ser consultados na ata da respetiva reunião (ver aqui)

A DGAE disponibiliza na sua página um conjunto de respostas a questões frequentes (ver aqui).

Pode consultar o resultado do concurso na ata do respetivo júri (ver aqui).

A sessão de "audiência de interessados" realizou-se no dia 27 de fevereiro de 2020, pelas 12:00h, na escola sede do Agrupamento (pode consultar a ata aqui).

Despacho final do Diretor e lista de ordenação (ver aqui)

Os concursos para contratação de escola de pessoal docente e técnicos especializados, ao abrigo da secção V do capítulo III do decreto-lei 132/2012 de 27 de junho (com a redação do redação do Decreto-Lei 83-A/2014 de 23 de maio) decorrem a partir da página da DGAE, nomeadamente em https://sigrhe.dgae.mec.pt/, e para técnico especiaizados obedecem aos critérios de admissão e seleção em anexo (clique aqui para consulta: técnicos especializados).
Consulte aqui os concursos abertos e os resultados respetivos.

 

Notas importantes:
Os candidatos a técnicos especializados devem enviar o respetivo portfólio (de acordo com os parâmetros definidos nos critérios de seleção - serão penalizados os candidatos que não cumprirem as regras indicadas), para o mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., dentro do prazo do respetivo concurso.

Os candidatos a técnicos especializados para a implementação de projetos devem, ainda e da mesma forma, especificar o nº de dias de serviço na área a concurso ou afim em escolas ou instituições de educação.

TENDO EM CONSIDERAÇÃO A URGÊNCIA DOS PROCEDIMENTOS, INFORMA-SE QUE, SE OS CANDIDATOS NÃO EXCEDEREM O Nº DE 15, A 1ª FASE DE SELEÇÃO DOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS SERÁ FEITA MEDIANTE A APLICAÇÃO CONJUNTA DOS CRITÉRIOS REFERENTES AO NÚMERO DE ANOS DE SERVIÇO E À AVALIAÇÃO DO PORTFÓLIO, E A 2ª FASE FEITA COM BASE NA ENTREVISTA DE AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS, EM TRANCHES DE 5, POR ORDEM DECRESCENTE DA GRADUAÇÃO ESTABELECIDA NA FASE ANTERIOR, ATÉ AO PREENCHIMENTO DAS VAGAS.
NO CASO EM QUE ESTES CANDIDATOS EXCEDAM O Nº DE 15, A 1ª FASE DE SELEÇÃO SERÁ FEITA APENAS EM FUNÇÃO DO Nº DE ANOS DE SERVIÇO, SENDO A 2ª FASE FEITA COM BASE NA AVALIAÇÃO DO PORTEFÓLIO, EM TRANCHES DE 15, POR ORDEM DECRESCENTE DA GRADUAÇÃO ESTABELECIDA NA FASE ANTERIOR, E A 3ª FASE FEITA COM BASE NA ENTREVISTA DE AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS, EM TRANCHES DE 5, POR ORDEM DECRESCENTE DA GRADUAÇÃO ESTABELECIDA NA FASE ANTERIOR, ATÉ AO PREENCHIMENTO DAS VAGAS.



CONCURSOS ABERTOS

entre 01 e 03 de outubro (aviso de abertura - cilque aqui)

  • 1 horário temporário (contrato de trabalho a termo resolutivo) de 10 horas semanais para técnico especializado (Educador Social) para desenvolver projetos de promoção do sucesso educativo (Contrato de Autonomia) e a concretizar nas escolas do Agrupamento de Escolas de Gondifelos;

 entre 09 e 11 de outubro (aviso de abertura - cilque aqui)

  • 1 horário temporário (contrato de trabalho a termo resolutivo) de 22 horas semanais para docente (Grupo de Recrutamento 290 - EMRC)   nas escolas do Agrupamento de Escolas de Gondifelos;

entre 04 e 06 de dezembro (aviso de abertura - cilque aqui)

  • 1 horário temporário (contrato de trabalho a termo resolutivo) de 35 horas semanais para técnico especializado (Educador Social) para desenvolver projetos de promoção do sucesso educativo (Contrato de Autonomia) e a concretizar nas escolas do Agrupamento de Escolas de Gondifelos;


LISTAS DOS RESULTADOS

  • horário temporário, 10h,  Educador Social, concurso aberto em 30 de setembro - (clique aqui).
  • horário temporário, 22h,  Docente do Grupo 290 (EMRC), concurso aberto em 08 de outubro - ver https://sigrhe.dgae.mec.pt.
  • horário temporário, 35h,  Educador Social, concurso aberto em 3 de dezembro - (clique aqui).

 

O Agrupamento de Escolas de Gondifelos, no âmbito do seu Projeto Educativo e de acordo como o seu Regulamento Interno, homenageia anualmente os seus melhores alunos e aqueles que manifestam especial esforço na superação das suas dificuldades, como forma de a todos motivar a se empenharem no desenvolvimento das suas competências e no seu trabalho escolar de forma a alcançarem os melhores resultados possíveis. Tendo em consideração que o Agrupamento privilegia a formação integral dos alunos homenageia ainda aqueles que se envolveram com reconhecido mérito em atividades extra-letivas ou apresentaram especiais atitudes de cooperação ou solidariedade.

Abaixo se apresentam os nomes dos alunos incluídos no quadro de honra desde a sua instituição no Agrupamento, independentemente da mudança de regras para a sua integração, conforme as atualizações do Regulamento Interno ao longo dos tempos.

 

                             Quadro de Honra 2018 - 2019 (por favor clique aqui

Quadro de Honra 2017 - 2018 (por favor clique aqui)                     Quadro de Honra 2016 - 2017 (por favor clique aqui)

Quadro de Honra 2015 - 2016 (por favor clique aqui)                     Quadro de Honra 2014 - 2015 (por favor clique aqui)

Quadro de Honra 2013 - 2014 (por favor clique aqui)                     Quadro de Honra 2012 - 2013 (por favor clique aqui)

Quadro de Honra 2011 - 2012 (por favor clique aqui)                     Quadro de Honra 2010 - 2011 (por favor clique aqui)

Quadro de Honra 2009 - 2010 (por favor clique aqui)                     Quadro de Honra 2008 - 2009 (por favor clique aqui)

Quadro de Honra 2007 - 2008 (por favor clique aqui)                     Quadro de Honra 2006 - 2007 (por favor clique aqui)

Quadro de Honra 2005 - 2006 (por favor clique aqui)                     Quadro de Honra 2004 - 2005 (por favor clique aqui)

Informa-se que, conforme aviso de abertura abaixo, está aberto procedimento concursal para recrutamento de técnicos para realização das AEC - Atividade Física e Desportiva. O concurso decorre na página de internet da DGAE, mais especificamente em https://sigrhe.dgae.mec.pt/openerp/login, sendo necessária inscrição prévia a realizar na mesma página.

- Aviso de abertura - 04 de setembro 2019 (clique aqui)

        - Aviso de abertura - 04 de novembro 2019 (clique aqui)

        - Aviso de abertura - 07 de novembro 2019 (clique aqui)

Documentos importantes para o concurso:

- Portaria 644-A/2015, publicada no DR de 24 de Agosto - define as normas de implementação das AEC (clique aqui)

- Decreto-Lei 212/2009 de 3 de Setembro - define o regime de contratação de técnicos para AEC (clique aqui)

- Lei 35/2014, de 20 de junho - Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (clique aqui)

Resultados dos concursos abertos:

-  3 horários de Atividade Física e Desportiva, de 04 horas cada, concurso aberto no dia 04 de setembro - (clique aqui)
   NOTA: 2 horários foram ocupados por docentes do Agrupamento com ausência da componente letiva

       -  2 horários de Atividade Lúdico Expressiva, de 04 horas cada, concurso aberto no dia 04 de setembro - (clique aqui)
          NOTA: 1 horário foi ocupado por docente do Agrupamento com ausência da componente letiva

      -  1 horário de Atividade Física e Desportiva, de 04 horas, temporário, concurso aberto no dia 04 de novembro - (clique aqui)

      -  1 horário de Atividades Lúdico-Expressivas, de 04 horas, temporário, concurso aberto no dia 07 de novembro - (clique aqui)

A "MEGA - Manuais Escolares Gratuitos" é uma plataforma on-line criada pelo Ministério da Educação para disponibilização dos vouchers que os encarregados de educação utilizarão para levantar os manuais escolares emprestados pelo Estado ao respetivo educando (do 1º ao 12º ano), em cada ano letivo (NOTA: há manuais que serão reutilizados).

A paltaforma ficou disponível "on-line" a partir de 09 de julho, mas só à medida que a escola conclui a introdução dos dados de todos os alunos de cada ano e escolaridade a plataforma emitirá os vouchers necessários referentes a esse ano.

Para que, depois, o encarregado de educação possa aceder aos vouchers será pedida a confirmação do seu número de contribuinte, sendo obrigatório os encarregados de educação terem consigo os seus dados de acessos ao Portal das Finanças, para que seja efetuada a sua validação. Não os tendo, os encarregados de educação deverão solicitá-los no Portal das Finanças.

Pode consultar mais informação na correspondente página de internet (https://manuaisescolares.pt/)

O "School of Active Citizens" é um projeto de cidadania ativa e participação de alunos e alunas, promovido em parceria entre o Agrupamento de Escolas de Gondifelos e a associação juvenil YUPI (Youth Union of People with Initiative).

Este projeto pretende desenvolver ações nas áreas da educação para a democracia, a educação para os direitos humanos (com enfoque para a igualdade de género) e a educação para o empreendedorismo durante os próximos 3 anos letivos, envolvendo diferentes atores de educação formal e não formal de Portugal, Roménia, Eslováquia e Polónia.

O projeto "School of Active Citizens" é financiado pelo Programa Erasmus + Educação e Formação na linha de Parcerias Estratégicas entre setores e permitirá o trabalho local em cada país envolvido, assim como a realização de mobilidades de alunos e professores, num total de 36 professores e 48 alunos, para além da produção de publicações e referenciais nas áreas temáticas que servirão a parceria e todos os parceiros locais e nacionais interessados.

Notícias de atividades AEG relacionadas com o projeto

Informa-se que, conforme aviso de abertura abaixo, está aberto procedimento concursal para recrutamento de técnicos para realização das AEC - Atividade Física e Desportiva. O concurso decorre na página de internet da DGAE, mais especificamente em https://www.dgae.mec.pt/, sendo necessária inscrição prévia a realizar na mesma página.

- Aviso de abertura - 04 de setembro 2018 (clique aqui)

Documentos importantes para o concurso:

- Portaria 644-A/2015, publicada no DR de 24 de Agosto- define as normas de implementação das AEC (clique aqui)

- Decreto-Lei 212/2009 de 3 de Setembro - define o regime de contratação de técnicos para AEC (clique aqui)

- Lei 35/2014, de 20 de junho - Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (clique aqui)

Resultados dos concursos abertos:

-  2 horários de Atividade Física e Desportiva, de 05 horas cada, concurso aberto no dia 05 de setembro - (clique aqui)

       -  1 horário de Atividade Lúdico Expressiva, de 04 horas, concurso aberto no dia 05 de setembro - (clique aqui)

Com o início do mês de Agosto começa também o período de férias quase generalizado dos elementos da comunidade escolar.

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O AEG está a organizar um colóquio, direcionado para docentes e a realizar na escola sede, no dia 26 de março, pelas 10:00h, com a duração de duas horas, sob o título “Conversas… Ser professor hoje” e que contará com a presença da Exma. Sra. Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Professora Doutora Alexandra Leitão.
Em jeito de enquadramento deve-se referir que estabelecidos na visão definida no Projeto Educativo do AEG estão três princípios de atuação, o de “Um Brilho no Olhar”, o de “Uma Escola Participada” e o de uma “Organização Aprendente” e regista-se que a atividade que estamos a organizar, tal como acontece com muitas outras iniciativas do Agrupamento, cruza estes três princípios de atuação, na medida em que promove a participação ativa dos docentes numa reflexão que pode ajudar o Agrupamento a melhorar as condições que contribuem para consolidar o sentimento de pertença dos docentes e a sua identificação com os objetivos traçados nesse mesmo Projeto Educativo.
A iniciativa surge enquadrada no Projeto de Saúde Escolar do Agrupamento, onde, para além do trabalho prioritário e direto com os alunos, também os profissionais e os pais são foco de atenção. Assim, desta feita e por proposta da Equipa de Saúde Escolar do ACES AVE Famalicão, com quem trabalhamos em parceria, surgiu a possibilidade de se promover esta reflexão, em formato de tertúlia, com breves comunicações, que serviriam de ponto de partida para que um moderador promovesse o aprofundamento das ideias abordadas e a interação entre público-alvo e oradores.
Os oradores serão a própria Sra. Secretária de Estado, o Sr. Professor Doutor Rui Gomes, da Universidade do Minho e a Sra. Professora Doutora Kadydja Chafgas, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Brasil, cabendo a moderação à Sra. Professora Doutora Emília Araújo, também da Universidade do Minho.
Naturalmente e perante a oportunidade de podermos contar com tão honrosas presenças, temos todo o gosto em convidar o corpo docente e em particular as Direções e @s Presidentes dos Conselhos Gerais dos restantes Agrupamentos de Escolas de Famalicão, que, por certo, podendo encaixar este evento no meio do serviço de avaliação em que estarão envolvidos nessa altura, não perderão a oportunidade de participarem na reflexão.

CARTAZ (POR FAVOR CLIQUE AQUI)

Car@s elementos da comunidade educativa e representantes da comunidade envolvente,

está aberto o período de discussão, na generalidade, das propostas de alteração ao Regulamento Interno do AEG, cujo documento base se anexa e que fica também disponível na página de internet do Agrupamento.
O documento que se apresenta, resulta de um trabalho de reflexão da respetiva Secção do Conselho Pedagógico, coordenada pelo Dr. Joaquim Paiva, sobre o Regulamento Interno atual.
Sendo o documento que "estabelece as orientações para a organização e funcionamento dos órgãos, serviços e atividades do Agrupamento de Escolas de Gondifelos, adiante designado por Agrupamento, bem como as normas de enquadramento da ação dos membros da comunidade educativa" é importante que todos nós façamos uma análise do documento e nos pronunciemos sobre o que entendermos ser necessário alterar.
Esta fase de discussão decorrerá até ao dia 23 de março e as propostas de alteração, que devem incluir os respetivos fundamentos/motivos, devem ser claras, com referência aos artigos/capítulos em análise e a ser enviadas, em formato word, para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em 18 de abril uma nova proposta, revista na sequência das observações/propostas de alteração apresentadas, será discutida em sede de Conselho Pedagógico, de onde sairá o documento para análise das estruturas orgânicas do Agrupamento.
Note-se que nessa fase, que decorrerá depois até dia 30 de maio, as componentes que não forem alvo de observações na primeira fase de discussão (aquela que agora se abre), serão consideradas consolidadas e apenas serão discutidas as áreas que agora merecerem observações por parte da comunidade.
Com o resultado da reflexão das estruturas orgânicas do Agrupamento, será apresentada uma nova versão ao Conselho Pedagógico, na reunião de 20 de Junho, de onde sairá, então a versão final do Regulamento interno a submeter à discussão e aprovação do Conselho Geral.

Reforçando o apelo à participação na revisão deste importante documento, que é um dos caraterizadores da autonomia do Agrupamento, agradecemos desde já a vossa atenção.

DOCUMENTO BASE PARA DISCUSSÃO (Por favor clique aqui)

O Regulamento Interno em vigor pode ser consultado clicando aqui (X)

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Destaques! 

As avaliações do 3º período
não serão afixadas,
sendo disponibilizadas
exclusivamente através
da aplicação GIAE ONLINE

consulta avaliacao

Consulta da Avaliação

(Nº de utilizador e password
fornecidos no início do ano.
Se perdestes as credenciais
envia email ao
Professor Titular / DT
a solicitar o seu reenvio)

#FicamosBemComAEG 

Novo espaço
para promoção

do bem estar emocional
e da confiança dos alunos,
da responsabilidade do SPO

Com periodicidade bi-semanal
serão publicadas
informações/orientações/desafios
(clica na imagem para ver)

18ª PUBLICAÇÃO
As férias estão a chegar...
Mas o tempo de aprender
não pode parar!

Em casa, mas... 

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