“EAThink2015 – Alimentação Local, Pensamento Global” é um projeto para escolas básicas e secundárias de 12 países europeus e 2 países africanos, financiado pela União Europeia, em que o AEG vem participando e cujo desempenho numa das iniciativas foi destacada pelo Jornal de Notícias.
O trabalho desenvolvido no âmbito deste projeto no Agrupamento de Escolas de Gondifelos, com o objetivo de promover o espírito crítico e o envolvimento ativo dos professores e estudantes nos desafios do desenvolvimento global, com uma ênfase particular na segurança e soberania alimentares, sistemas alimentares sustentáveis e agricultura familiar, iniciou-se com a participação num concurso fotográfico que, apesar de não ter trazido o primeiro lugar ao Agrupamento, permitiu à professora Carla Castelo Branco, coordenadora, estar presente no Workshop Internacional de Professores em Milão, em outubro de 2015. No seguimento das aprendizagens decorrentes desta mobilidade internacional, em 2016 foram desenvolvidas diferentes atividades que culminaram no sub-projeto SER (Sustentabilidade, Empoderamento, Responsabilidade), resultante de uma congregação de objetivos deste projeto, Fundação EDP Escolas Solidárias e Eco-Escolas. Foram envolvidos nestas atividades alunos do 1º 2º e 3º ciclo que organizaram e participaram na Gincana da sustentabilidade e na sessão de esclarecimento/workshop “Sustentabilidade na Escola e na Família”, na qual foram abordadas questões como a definição da sustentabilidade, a utilização dos químicos envolvidos nos processos agrícolas, as ações desenvolvidas pelo Agrupamento que contribuem para o desenvolvimento sustentável e algumas dicas para um consumo sustentável na família. Já em 2017, para além da continuidade da articulação deste projecto com o Eco-Escolas, o Agrupamento participou no concurso de vídeo proposto pelo EAThink, no qual se envolveram 14 escolas e 500 alunos. Cada grupo de participantes realizou um vídeo com a duração máxima de 30 segundos subordinado a um destes quatro temas: a educação para a escolha alimentar e para o consumo crítico; os benefícios da horticultura; o direito à alimentação; e o desperdício alimentar. O Agrupamento participou com quatro vídeos que representam a forma como os alunos encaram o problema da sustentabilidade do planeta e, sobretudo, a procura de novas soluções. O Jornal de Notícias associou-se a esta iniciativa, fazendo uma selecção de 17 vídeos de entre os 33 a concurso, tendo um dos vídeos do Agrupamento conseguido o terceiro lugar, melhor lugar obtido por uma escola do norte do país. O vídeo, realizado pelos alunos Gonçalo Carvalho, Márcio Ribeiro, Lara Costa e Liliane Silva, do 8º3, orientados pela professora Ana Raquel Soares, reconstruiu o percurso de uma maçã importada, chamando a atenção para os custos ambientais e económicos da referida importação e para a necessidade do consumo de produtos nacionais. A óptima classificação obtida foi noticiada pelo próprio Jornal de Notícias, na sua edição de 18 de maio, dando visibilidade nacional ao fantástico envolvimento dos alunos e professores neste desafio.
Estão ainda previstas para o final do ano letivo outras atividades no âmbito deste projeto e que incluirão a inauguração da horta escolar, exposições, apresentação de músicas originais, entre outras, encerrando assim a participação do AEG neste projeto internacional no presente ano letivo.