Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

FormacaoInternacional Set2018No âmbito do projeto “School Active Citizens”, promovido em parceria com a YUPI, o Agrupamento de Escolas de Gondifelos acolheu os participantes no encontro de formação realizado entre os dias 21 e 24 de setembro, incluindo o fim-de-semana.

O projeto “School Active Citizens”, para além dos dois promotores portugueses, envolve também uma escola e uma instituição de outros três países (Eslováquia, Polónia e Roménia) e nesta atividade estiveram presentes 2 representantes de cada parceiro (1 professor e um educador), num total de 16 pessoas.

O programa da formação incluiu várias vertentes enquadradas pelo tema “Educação para a participação e sentido de iniciativa em contexto escolar” e o dia de encerramento decorreu na escola sede do Agrupamento.
O grupo foi acolhido na biblioteca da escola, onde se apresentou a dinâmica prevista para o dia e onde se iniciou o peddy-paper, preparado com os alunos do 7º ano e abordando a cultura inglesa, que conduziu os participantes numa viagem por diferentes espaços da escola ao longo da manhã, mobilizando-os para a participação em diferentes workshops.
Uma das caraterísticas dos workshops foi o envolvimento de diversos atores, desde docentes, alunos de diferentes ciclos, encarregados de educação e técnicos superiores e a outra foi a abordagem de diferentes áreas, desde a experimentação no laboratório de ciências, ao relaxamento na Sala Mais, com o workshop de dança, passando pelo raciocínio lógico nos jogos de matemática e pela confeção de yogurte, na oficina orientada por uma encarregada de educação.
Depois do almoço, na cantina da escola, o trabalho da tarde centrou-se na avaliação destes dias de formação, que foram considerados como uma importante mais-valia, sendo a partilha da dinâmica do Agrupamento, realizada duramente a manhã, apreciado como um momento alto deste processo, pela sua componente prática.

Scroll to top