Agrupamento de Escolas de Gondifelos

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No passado dia 16 de julho de 2018, realizou-se a reunião da Equipa Multidisciplinar CAA/GADI, em sede da Escola EB 1,2,3 de Gondifelos, no sentido de serem apresentadas as conclusões/avaliações da atuação da equipa durante o ano letivo 2017/2018.

A Coordenadora do CAA/GADI, Prof. Arminda Barroso, referiu que “foram superados os objetivos que tínhamos para este projeto”, a proficuidade do trabalho da Equipa Multidisciplinar, onde cada membro com os seus saberes partilha os seus conhecimentos e estratégias de forma a constituir-se uma intervenção única, quase que um referencial individualizado para colmatar as lacunas por um lado e para potenciar o desenvolvimento de competências, por outro, em cada aluno, foi- se constituindo como um crescendo contínuo, conseguindo-se dar uma resposta concertada e em uníssono. Salientou ainda o trabalho realizado ao nível da terapia da fala (despiste, intervenção individual e em grupo), educação parental e intervenção socioeducativa em turma, sendo que os resultados desta intervenção serão mais evidentes a médio e longo prazo. Considerou ainda que foram dados passos importantes na promoção do sucesso no âmbito da intervenção preventiva multinível, que culminaram no vídeo realizado após convite da Equipa do PNPSE.

A Drª Adelaide, Coordenadora do GADI, exprimiu o seu agrado pelo trabalho colaborativo e de concertação feito por estas duas equipas, que na realidade e na sua concretização assumiram-se como uma só, perfilhando dos mesmos objetivos, sentindo-se envolvidos, motivados e congregados na procura da melhor resposta para os desafios colocados. Apontou ainda como contributos para o próximo ano letivo a dinamização de três áreas de intervenção, em contexto de sala, que visam a promoção da literacia, designadamente um programa que vem dar seguimento a uma experiência piloto decorrida neste último período, o Projeto “Falar, ler e escrever” dirigido ao pré-escolar e sessões de consciência fonológica e fonémica para alunos com 5 anos; a Plataforma “Ainda estou a aprender”, dirigida ao 2º ano; o Programa “Litteratus”, dirigido ao 3º e 4º ano. No que diz respeito à Educação Parental foram abordados novos conteúdos, mais orientados para um público-alvo específico, o pré-escolar, registando-se a possibilidade da criação dum grupo para o próximo ano.
Na opinião da psicóloga, Drª Judite Costa, o CAA/GADI contribuiu para uma nova abordagem ao nível da avaliação e intervenção pelo facto da equipa partilhar informações e reunir, sendo efetuada a constante monitorização dos progressos das propostas de intervenção em equipa multidisciplinar. No que toca às intervenções individuais ainda será necessário melhorar estas práticas.
As professoras de Apoio Educativo, Maria Adelina Oliveira e Maria Gorete Cunha, referiram que, no Centro de Apoio à Aprendizagem, encontraram a estrutura organizacional com os profissionais capazes de identificarem as dificuldades dos alunos e fazerem a intervenção com os profissionais ajustados às dificuldades encontradas ou fazerem o seu encaminhamento de forma concertada para outras valências externas. Tudo isto encerra um processo que busca a rapidez de atuação para uma intervenção mais célere e assertiva junto dos alunos em causa, por parte de todos os profissionais que importa estarem presentes face às dificuldades detetadas.
O repto da Equipa se reconfigurar através da entrada de novos elementos também foi levantado, assim como as diretrizes plasmadas no decreto -lei nº 54 da Educação Inclusiva, concluindo-se no momento que para o próximo ano letivo seria importante a cooptação dum Terapeuta Ocupacional e dum Enfermeiro do ACES.
Este trabalho de equipa iniciou-se em outubro, tendo como público - alvo o 1º ciclo e no 2º período, foi alargado ao pré- escolar. Após meses de trabalho e compromisso, a Equipa Multidisciplinar CAA/GADI faz agora um balanço muito positivo, concluindo que se pautou pela procura de respostas facilitadoras a nível educacional e de inclusão social, adotando uma visão holística de forma a permitir que Todos os Alunos vivenciem o sucesso pessoal e educativo.
A Coordenadora CAA/GADI

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