Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

CeiaMedieval jun2018No dia 1 de junho, coincidindo com o Dia da Criança, no espaço exterior da escola sede do Agrupamento de Escolas de Gondifelos teve lugar um sarau medieval, que incluiu a recriação de um mercado medieval, um desfile das várias personagens, uma ceia medieval e uma gala de talentos.

 

Esta atividade, promovida pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas em articulação com a equipa da Sala Mais, contou com a participação empenhada de todos os níveis de ensino do Agrupamento. Para a sua concretização, foi imprescindível a energia e motivação do Professor António Paulo Gonçalves, bem como a colaboração de pessoal docente e não docente, alunos das várias turmas e encarregados de educação, nomeadamente na preparação e decoração do espaço e na recriação das dinâmicas da época.

O evento teve início às dezassete horas com o Mercado Medieval e com várias atividades lúdicas, como jogos tradicionais, passeios a cavalo e pequenas interpretações por personagens dos vários grupos sociais medievais. Gradualmente os vários encarregados de educação foram acedendo ao local, engalanado com escudos e bandeiras e amuralhado por um dia e fazendo as suas compras nas tendas do mercado cheio da frescura dos produtos naturais, dos perfumes das plantas aromáticas, da cor dos tecidos diversos e das bandeirolas chamativas e do barulho dos pregões entusiásticos dos plebeus e artesãos.

Porém, cerca de uma hora após o arranque do sarau, as condições meteorológicas, até aí caracterizadas por céu nublado com períodos de abertas, alteraram-se drasticamente. A chuva fez-se sentir de forma vigorosa e o cenário montado - espaços cobertos do mercado, mesas para a ceia medieval, palco para a gala – começou a sofrer os seus efeitos. Perante a situação, foi necessário alterar o planeado e passar a atividade para o espaço interior do recinto escolar. Prontamente, todos os elementos da comunidade educativa presentes colaboraram com rapidez na transferência dos vários elementos do sarau para a cantina.

Mas, apesar da alteração do cenário inicial, o empenho dos participantes manteve-se. Após uma ceia de sabores medievais, preparada pela Associação de Pais, cujas colaboradoras também vieram trajadas a rigor, ocorreu um Desfile Medieval, contando com miúdos e graúdos, alunos e pais, professores e pessoal não docente, incluindo desde a realeza, ao clero, os cavaleiros e os nobres e muitos representantes do povo e artesãos.

Cerca das vinte e uma horas, teve início a Gala de Talentos, também ela subordinada à temática medieval e organizada pela Equipa da Sala Mais, sob coordenação da Educadora Social, Dra. Diana Silva. Alunos dos vários níveis de ensino puderam exibir os seus dotes na dança, música e canto, teatro e comédia, tendo a festa encerrado com a entrega do voucher para piscina ou ginásio, proporcionado pelo Eugénios Health Club, e sorteado através das senhas de presença dos pais participantes nas muitas atividades dos “Momentos em Família”, promovidas ao longo do ano.

Pese embora o percalço meteorológico, a comunidade educativa de Gondifelos pode assim reviver momentos de sabor medieval e os alunos interiorizarem conhecimentos descobertos nas aulas de História, dando-se continuidade a um ciclo de instalações históricas que já incluíram o paleolítico e neolítico tal como o império romano.

Scroll to top