Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

VIIIForum mai2018O AEG realizou o seu “VIII Fórum de Reflexão e Partilha de Boas Práticas”, constituindo ele próprio, uma boa prática do Agrupamento, este ano, sob o mote "Escola democrática”.

 

Democracia, palavra tão sonhada, tão proclamada, que rima com liberdade, participação, opinião, mas também com responsabilidade e respeito mútuo.

Com o primeiro painel, as reflexões foram suscitadas pelos especialistas convidados, começando pelas palavras do Prof. Dr. Fernando Ilídio Ferreira, segundo quem a escola deve ser um exemplo de cultura democrática, promovendo “uma educação como prática de liberdade”. Para este investigador, a escola democrática não deve existir apenas na perspetiva da gestão, mas sim, incluir a perspetiva das crianças e jovens, “animando a sua voz”. Falou sobre a terminologia atual da educação e esclareceu alguns conceitos, provocando uma grande reflexão. Por sua vez, a Prof. Dra. Leonor Lima Torres abordou o atual paradigma da escola, na sua visão, ”uma unidade de gestão centrada nos resultados, no mérito e na excelência, a que chamou de “Melhor escola”, em vez de “Mais escola”, baseada na inclusão, participação e igualdade. Existe uma tensão entre democratização e performatividade. E como conciliá-las? Segundo esta autora, com pluralidade de excelências associadas a uma pluralidade de pedagogias, a aprendizagens múltiplas e dando-se prioridade à lógica pela descoberta.

No 2.º painel, deu-se voz aos alunos, o Paulo e a Vera do 8º ano e a Lara e a Margarida do 9º, ao seu pensamento, opinião e expressão sobre os espaços de iniciativa dos alunos na escola, e aos professores coordenadores de dois processos em curso no Agrupamento, revisão do Regulamento Interno, Dr. Joaquim Paiva, e avaliação do Projeto Educativo, Dra. Conceição Pereira e Dra. Cristina Ferreira.

Uma Escola democrática apela à participação ativa e envolvimento efetivo de todos

O convite para este Fórum colocava-nos uma questão: “Como assegurar uma maior participação dos diferentes elementos da escola na sua dinâmica? Através de um trabalho que assente na partilha, na solidariedade, no trabalho de grupo, na construção coletiva de projetos, dinamização de iniciativas, no respeito pelo olhar dos outros e na liberdade do nosso olhar. Uma escola democrática respeita cada aluno, na sua unicidade e busca caminhos para o sucesso e felicidade de todos. Uma escola democrática é assim, sem dúvida, mais exigente.

O VIII Fórum contou com a presença generalizada do corpo docente do Agrupamento, mas também com alguns professores de outros Agrupamentos, contando ainda com a participação de alunos, pais, pessoal não docente e de mais alguns investigadores que quiseram acompanhar mais de perto esta iniciativa.

É ainda de destacar a participação em diferentes momentos da Vereadora da Família e da Juventude, Dra. Sofia Fernandes, e do Vereador da Educação e Cultura, Dr. Leonel Rocha, bem como a colaboração, na moderação dos painéis, da Dra. Adelaide Dias, técnica superior da autarquia, que tem colaborado com o Agrupamento particularmente a nível da avaliação interna e do “Centro de Apoio à Aprendizagem”, e da Dra. Mariana Marques, da associação juvenil YUPI e responsável pela coordenação projeto internacional “School Active Citizens”, em curso no AEG e envolvendo organizações e escolas da Eslováquia, Polónia e Roménia.

Parabéns à Direção pela excelente organização deste evento

A Presidente do Conselho Geral, Conceição Pereira

YUPI e AEG em ação! 

Conhece aqui a nova atividade em que participarão alguns dos alunos mais ativos na Sala Mais e nas atividades de cidadania ativa.

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas5 dez2017

Nº 5 - dezembro 2017

asas mar2018

Nº 6 - março 2018

Login

Online 

Temos 43 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top