Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

No passado dia 26 de abril de 2018, as turmas de 9º ano, respetivamente 9º1, 9º2 e 9º3 do Agrupamento de Escolas de Gondifelos, dirigiram-se, por volta das 13:30h, a um dos pavilhões do Lago Discount, em Ribeirão, para visitarem a Mostra de Oferta Educativa Formativa Concelhia, mais concretamente, a Feira de Formação e Emprego.

 

Esta atividade foi organizada e dinamizada pelo Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento, representado pela psicóloga, Dra. Judite Costa e contou com a colaboração dos docentes Rosa Dias, António Ferreira, Sandra Carneiro e Cecília Silva, que acompanharam e orientaram os alunos nas suas pesquisas de informação.

A atividade em questão teve como objetivos contribuir para a exploração vocacional e pesquisa de carreira; permitir o contacto direto com os representantes das Escolas Secundárias e Profissionais do concelho de Famalicão, a fim de contribuir para a facilitação do processo de tomada de decisão no final do 9º ano.

Os alunos tiveram a oportunidade de colocar várias questões aos representantes destas escolas sobre a sua oferta formativa e suas saídas profissionais, como foi o caso das Escolas Secundárias Camilo Castelo Branco e D. Sancho I e ainda as Escolas Profissionais Cior e Forave, entre outras. Os elementos das escolas representadas nesta mostra distribuíram panfletos informativos e outros materiais de interesse, com o objetivo de auxiliarem os alunos do 9º ano de escolaridade na sua decisão de final do ano letivo. Também tiveram a oportunidade de conversarem com alunos que frequentam este tipo de cursos e ouvirem as suas opiniões e experiências. As empresas representadas contribuíram igualmente par a informação sobre a empregabilidade, muito útil aquando das escolhas de carreira. Através deste contacto mais próximo com a realidade dos cursos em que poderão ingressar, os alunos ficaram mais esclarecidos e elucidados em relação ao curso a seguir no ensino secundário, optando por uma escolha mais séria e responsável.

Os alunos e os seus professores regressaram à escola por volta das 16:30h e retomaram as atividades letivas.

Na opinião dos participantes, o balanço da atividade foi bastante positivo, uma vez que os alunos refletiram interesse e motivação na sua participação ativa, a qual se revelou muito enriquecedora para pensarem o seu futuro profissional.

O nosso agradecimento à autarquia de V. N. de Famalicão, que financiou a visita, e em especial à equipa de psicólogos, que mais uma vez tornou possível a realização desta dinâmica, tão importante para os nossos alunos que não vivem na cidade.

Scroll to top