Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 3 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativa
 

No dia um de fevereiro, os alunos do segundo ciclo, na companhia dos respetivos diretores de turma e tutores, deslocaram-se ao Porto à Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, onde visitaram o Museu do Papel Moeda. 

Esta visita inseriu-se no projeto de Educação Financeira “No Poupar Está o Ganho”, a que o Agrupamento aderiu, considerando ser uma mais-valia para a formação integral dos nossos alunos. Como o nome indica, o principal objetivo deste projeto é ensinar os alunos a poupar, distinguindo necessidades e desejos, bens essenciais e supérfluos, rendimentos e despesas.

A viagem para o Porto iniciou-se pelas 13h:30m, ao som de músicas atuais e animadas. Como afirmou uma aluna “É sempre interessante e divertido conhecer sítios diferentes, aprender coisas novas e estreitar laços de companheirismo e amizade.
Já na Fundação, os alunos foram divididos em grupos, que percorreram diferentes espaços, onde puderam visualizar uma exposição que apresenta a história do dinheiro de papel, enquanto património fiduciário português. Esta exposição é constituída por diversas coleções, nomeadamente um exemplar muito raro (uma apólice de 2.400 Reis de 1797) e notas de Portugal continental e ex-colónias. Do espólio fazem também parte a totalidade das emissões portuguesas de notas, sendo de destacar a existência de três dezenas de notas únicas. O euro é agora o nosso dinheiro, mas nem sempre foi assim, existiram os reis e os escudos.
Na continuação da visita, foi com grande expetativa que os alunos entraram no Cofre, onde foi projetada uma animação que lhes mostrou, de uma forma criativa, “Como Poupar”. Seguidamente, todos os alunos foram encaminhados para uma nova sala, onde assistiram a um pequeno filme sobre a evolução das formas de pagamento ao longo dos tempos. No final, o guia colocou algumas questões que foram prontamente respondidas pelos alunos, que mostraram, desta forma, o seu interesse e atenção durante a visita.
Após um lanche muito rápido, devido ao frio que se fazia sentir, regressaram à Escola, com a mesma energia com que partiram.
Parabéns à Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, por promoverem este programa de educação financeira, assumindo em estreita colaboração com a Escola e a CEVE (Cooperativa Elétrica Vale D'Este, que apoia o Agrupamento neste projeto) um papel preponderante na formação das nossas crianças e jovens, dotando-os de capacidade de gestão das suas finanças pessoais presentes e futuras e confiança para se tornarem mais atentos nas suas decisões e adotarem comportamentos que não comprometam, no futuro, o seu bem-estar financeiro. É que “No Poupar Está o Ganho”!

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

 

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

Quadros de Honra 

Conheça os alunos do Quadro de Honra de cada ano letivo

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas mar2016

Nº 2 - março 2016

asas dez2017

Nº 3 - dezembro 2016

asas mar2017

Nº 4 - março 2017

Revista PAA 

revista2015 2016

Login

Online 

Temos 10 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top