Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Dia 15 de janeiro, a visita da Sra. Deputada da Assembleia da República, Dra. Maria Augusta Santos, marcou o arranque oficial do projeto "Parlamento dos Jovens 2018" no AEG.

Depois de um conjunto de reflexões prévias sobre a temática do projeto deste ano “Igualdade de Género”, promovidas em articulação com a YUPI e no âmbito do projeto internacional “School Active Citizens”, foi aberto o período de candidaturas à apresentação de listas e moções em defesa de direitos, oportunidades e responsabilidades iguais para homens e mulheres.
Para abrir o projeto nada melhor do que a visita de um/a deputado/a da Assembleia da República e o AEG contou para o efeito com a presença da Sra. Deputada da Assembleia da República, Dra. Maria Augusta Santos, já conhecida dos alunos/as, na sessão promovida para o efeito. No encontro participaram os delegados/as e subdelegados/as de turma e ainda mais um/a aluno/a de cada turma, que também participou nos debates prévios sobre igualdade de género atrás referidos e ainda representantes do Clube do Aluno / Associação de Estudantes.
A sessão iniciou-se com uma breve apresentação feita pelo Diretor do Agrupamento, Jones Maciel, onde lembrou as raízes que este projeto tem no Agrupamento e destacou os bons resultados que tem alcançado, tendo eleito várias vezes para ser um dos poucos Agrupamentos de Escolas a representar o Distrito de Braga na sessão nacional. Para melhor ilustrar este legado e ainda antes de passar a palavra à Sra. Deputada, pediu à aluna Lara Araújo para partilhar sumariamente com os/as seus colegas a sua experiência como representante do Distrito na sessão nacional no ano letivo transato, testemunho que a muitos/as deixou motivados/as para uma candidatura neste ano.
De seguida, a Dra. Maria Augusta Santos teve oportunidade de explicar que foi eleita pelo círculo eleitoral de Braga, pelo Partido Socialista, passando a ser um/a dos/as representantes de todo o povo português na casa da democracia. Esclareceu os/as presentes sobre as competências, composição, organização e funcionamento da Assembleia da República, antes de entrar na introdução à temática “Igualdade de Género”, que este ano serve de mote ao Parlamento dos Jovens.
A propósito do tema, a Sra. Deputada explorou as noções de diferença e de desigualdade de género, e referiu que a igualdade de género implica aceitar e valorizar igualmente as diferenças entre mulheres e homens e os diversos papéis que desempenham na sociedade. Lembrou que, apesar do muito caminho percorrido, continuam a subsistir na nossa sociedade, quer na família, quer no trabalho, até no lazer e mesmo na política, barreiras à igualdade de oportunidades para homens e mulheres. Incentivou, pois, os alunos a refletir sobre esta problemática e a apresentar propostas promotoras de mudança das práticas de desigualdade.
Os/as alunos/as tiveram ainda oportunidade de apresentar algumas dúvidas sobre o assunto, que foram esclarecidas pela Dra. Maria Augusta, com vários exemplos, até da sua condição de vida pessoal.

No final a Sra. Deputada mereceu uma grande salva de palmas dos alunos e um ramo de flores da escola.

Agora, cabe aos alunos/as passar à ação e, até dia 22 de janeiro, apresentar as suas listas e propostas, a defender na campanha a realizar em 23 e 24 de janeiro e que serão submetidas a sufrágio a realizar em 26 de janeiro, estando depois a sessão escolar, com os/as alunos/as eleitos/as, marcada para dia 30 de janeiro, para definição das medidas a propor pela escola e eleição dos/as representantes que defenderão essas medidas na sessão distrital.

Scroll to top