Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Pelo terceiro ano consecutivo o Agrupamento de Escolas de Gondifelos conclui a participação no Projeto Justiça para Tod@s

No dia 13 de dezembro, entre as 09:30hs e as 17:00hs, a turma 8º2 deslocou-se ao Tribunal Judicial de Famalicão para protagonizar uma simulação de julgamento, orientados pela Mm.ª Juíza Eugénia Torres, atividade integrada no Projeto "Justiça para Tod@s”. 

Este projeto é promovido a nível nacional pelo instituto padre António Vieira com o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian e o apoio institucional de vária entidades, entre as quais o Centro de Estudos Judiciários. O projeto no AEG é coordenado pela Educadora Social, pretendendo-se a promoção dos valores democráticos colocando a Educação para a Justiça e o Direito (em especial os Direitos Humanos, direitos das minorias e não discriminação) como ferramenta cívica fundamental num Estado-de-Direito.
A turma 8º2 escolheu o tema “Violência no Namoro”, e contou com o apoio d@s Advogad@s Dra. Liliana do Fundo, Dra. Alexandra Novais, Dra. Sandra Silva e Dr. Jorge da Costa, e a turma 7º 2 escolheu o caso de “Tráfico de Seres Humanos”, com o apoio da Dra. Vera Pereira e da Dra. Andreia Tavares. Estes/as advogad@s trabalharam o caso com os alunos ao longo de 8 sessões e com base nesse trabalho foram esgrimidos argumentos a favor e contra os supostos atores dos respetivos processos, até que fosse dada a sentença final.
É ainda de referir que no tribunal, os alunos tiveram a oportunidade de visitar as celas e ainda de assistir a dois julgamentos sumários reais, um que dizia respeito a jovem de 24 anos que tinha sido identificado por condução sobre efeito de álcool, e outro de um jovem de 18 anos, identificado a conduzir sem habilitação legal para o efeito. Podemos concluir que o projeto se tornou uma mais valia para o desenvolvimento integral destes alunos.
Como forma de complementar o projeto e valorizá-lo ao nível da comunidade, está prevista a atividade “Pais com chá… de Justiça”, a realizar no dia 16 de março, pelas 20:30 na Sala Mais, onde os alunos desenvolverão uma parte da simulação do julgamento.
Esta atividade enquadra-se também no projeto "School of Active Citizens" implementado pela associação juvenil YUPI em cooperação com o Agrupamento de Gondifelos e numa parceria internacional com organizações e escolas da Polónia, Roménia e Eslováquia por um período de 33 meses e financiamento do programa Erasmus + Educação e Formação.
Deixamos um agradecimento especial aos advogados tutores que dedicam do seu tempo de forma graciosa para contribuir para desenvolvimento cívico social dos nossos jovens, assim como à Ordem dos Advogados de Famalicão e ao próprio Tribunal de Braga e Vila Nova de Famalicão, que tudo têm feito de forma célere para que seja possível levar a cabo esta iniciativa tão valiosa.
Diana Silva
Educadora Social

Sem telefones! 

Estamos com um problema grave nos telefones. Enquanto resolvemos o problema pedimos que nos contactem através do mail da Direção (direcao@aegondifelos.pt) ou dos serviços administrativos (secretaria@aegondifelos.pt). Obrigado.

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

 

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

Quadros de Honra 

Conheça os alunos do Quadro de Honra de cada ano letivo

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas mar2017

Nº 4 - março 2017

asas5 dez2017

Nº 5 - dezembro 2017

Revista PAA 

revista2016 2017

Login

Online 

Temos 79 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top