Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

poupai out2017“Poupai, o Guardião da Energia e outras histórias”, é o produto final do desafio lançado em junho de 2014, pela Cooperativa Elétrica Vale D’Este (CEVE), ao Agrupamento de Escolas de Gondifelos.

Este livro, da autoria dos alunos do 1º ciclo, com prefácio e sinopse da Professora Arminda Barroso e com o apoio do Escritor Pedro Chagas Freitas, dos Artistas Plásticos Joana Brito e Ricardo Miranda, em articulação com os Professores titulares de turma foi apresentado a público, no sábado, dia 28 de outubro, pelas 16:00h no Chiado Café Literário, no Porto, um espaço cultural interessantíssimo e que vale a pena visitar.
Depois de uma primeira edição local do livro, cuja apresentação pública foi feita em outubro transato na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco em Vila Nova de Famalicão, foi agora a vez da Chiado Editora agarrar o projeto e lançar o livro na rede literária nacional.
O representante da Chiado Editora, Luís Pires, convidou a mesa a expressar-se sobre os caminhos que levaram ao produto final do livro começando por dar a palavra ao representante da CEVE, Engenheiro Luís Macedo que agradeceu mais uma vez o trabalho desenvolvido pelos alunos e pelo Agrupamento de Escolas, enfatizando a mensagem deste projeto de responsabilidade pedagógica e social. O Escritor Pedro Chagas Freitas e os Artistas Plásticos Joana Brito e Ricardo Miranda também estiveram presentes e no dizer do primeiro foram trilhados caminhos onde fervilhava a criatividade, lançando-se a semente que está preparada para outos desafios. Também a Artista Plástica Joana Brito exprimiu o seu agrado e salientou o trabalho criativo elaborado pelos alunos a nível da ilustração, motricidade e desenho visual. Em representação do coletivo de autores do livro, agora no 6º ano, o Renato, o Gonçalo e o Simão realizaram uma leitura expressiva dialogada, desvendando ao público, nomeadamente aos pais presentes, os meandros das aventuras do protagonista Poupai e do seu cão Arion em prol da defesa energética do Planeta Terra.
O Diretor do Agrupamento de Escolas de Gondifelos, Jones Maciel, encerrou a sessão felicitando os alunos e todos os envolvidos. Reiterou os agradecimentos à CEVE, salientando a diretriz que se tinha traçado para esta parceria, mais concretamente a promoção e o incentivo do desenvolvimento de competências pessoais e artísticas nas áreas da Escrita, da Leitura, das Artes Visuais, das Artes Plásticas, da Ilustração e do Grafismo, alavancando apoios externos de forma a despoletar novas visões e construções culturais, tendo como mote a defesa do ambiente, do meio e do desenvolvimento sustentável.
Por fim, deu-se lugar aos autógrafos, momento especial de registo emotivo e de troca que foi fotografado para a posteridade.

YUPI e AEG em ação! 

Conhece aqui a nova atividade em que participarão alguns dos alunos mais ativos na Sala Mais e nas atividades de cidadania ativa.

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas5 dez2017

Nº 5 - dezembro 2017

asas mar2018

Nº 6 - março 2018

Login

Online 

Temos 36 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top