Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

feiraagricout2017

Realizou-se pela 17ª vez a Feira Agrícola / Gastronómica no Agrupamento de Escolas de Gondifelos.


Esta iniciativa aconteceu nos dias 19 e 20 de outubro e foi dinamizada em articulação entre o pré-escolar e o 1º ciclo tendo o apoio da comunidade escolar.

Os produtos eram frescos e muito variados todos produzidos na localidade como: a batata-doce; a beringela; nozes; castanhas; abóboras; ovos; e até pequenos animais como: galinhas; coelhos; patos e gatinhos que tanto deliciaram as crianças.
“Os Doces da Avó” foi a banca mais procurada atraindo muitos clientes pois os bolos deliciavam tanto a visão como o paladar.
A feirinha foi mais uma vez um sucesso e desde já agradecemos a colaboração e contribuição de todos
Muito Obrigada

Alunos do 4º ano
Gondifelos

 

 

Os dias de outono trazem sempre festivais de cores: amarelos leves e torrados, laranjas vivos e desbotados, vermelhos quentes e pardos, castanhos-claros e escuros, verdes de fim de verão e cinzas a anteceder o longo e frio inverno. E há cheiros e sabores, há terras e colheitas, frutos maduros e cereais guardados em espigueiros feitos de pau. É da natureza que vem a serenidade, o reencontro com nós mesmos, com as tradições e com a beleza de existirmos enquanto ser humanos e sociais.
A nossa feira de produtos agrícolas e gastronómicos aconteceu em dois destes dias em que a luz teimosa mas acolhedora do astro-rei lançou os seus braços mornos e benévolos. Decorriam os dias 19 e 20 de outubro do ano da graça de 2017. Chegaram mercadores ávidos de novidades provenientes das 7 turmas do 1º Ciclo e Pré-escolar de Gondifelos. Vieram separadamente e com horário a rigor, não fossem os produtos esgotar num ápice e a feira acabar em pouco tempo. Porque as feiras são feitas para durarem, para divertirem, para pegar no dinheiro e fazer negócios sérios, com moedas verdadeiras e notas a brilhar. E os vendedores, almocreves do século XXI, vieram enérgicos com os seus pregões, caixas, cestos e azáfamas. Vieram pais, filhos, avós, irmãos, famílias inteiras. Vieram de terras de Beiriz, Outiz, Cavalões e Gondifelos, de aquém e além Famalicão. Carregados até mais não, trouxeram das suas terras abençoadas os jovens frutos saborosos: os dióspiros bem maduros, as maçãs tenrinhas, as pêras suculentas. Veio também a equipa mais velha, a dos frutos secos, com os seus equipamentos mais acastanhados, tal qual a terra lavrada de fresco: as nozes, as avelãs, as castanhas. Não faltaram as leguminosas, ricas em proteínas e compradas e comidas só por gente inteligente: feijões multicolores e grãos-de-bico da cor do sol nascente. Chorámos de emoção com as cebolas e salivámos com as batatas-doces e as normais, tubérculos de qualidade para cozer, fritar ou engordar. E vieram os meigos animais de estimação. Diga-se que podem ser estimados por mãos carinhosas de um aluno traquina ou de uma cozinheira prendada que sonha em preparar um regalado jantar. E ouvimos o cacarejar da galinha com os seus ovos acabados de vir ao mundo, sentimos a suavidade do pelo do coelho maroto, o pato mudo e o pato do arroz, o frango do campo e o frango do tacho.
O Agrupamento de Gondifelos mostrou que, nos outonos desta vida, o convívio foi o maior lucro. O preço de uma coisa não pode ser aferido apenas pelo valor que custa, mas pelo valor simbólico que os produtos representaram. Os pais, irmãos, tios e avós enriqueceram não com as vendas mas com a sua presença solícita e imprescindível. Os alunos aprenderam contas de somar sorrisos, multiplicar simpatias, dividir alegria e subtrair tristeza. Realizaram provas internas de emoção e cidadania. Os professores articularam matérias, deram aulas quase sem darem conta… porque as contas de dois dias de uma feira agrícola ou de vaidades só chegam nesse eterno conta-gotas que se chama tempo futuro…
Quando perceberemos que só somos ajudando os outros a ser?
Professora Aurora Pais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nossas histórias! 

conheça aqui propostas e trabalhos vencedores dos nossos alunos

Turma 14 Cav
Turma 23 Cav
Turma 3Gond
Turma 5º1
Turma 6º1
Turma 6º2

 

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

 

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas mar2016

Nº 2 - março 2016

asas dez2017

Nº 3 - dezembro 2016

asas mar2017

Nº 4 - março 2017

Revista PAA 

revista2015 2016

Login

Online 

Temos 18 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top