Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

cidadaniajun2017Foi com grande agrado que a nossa turma (4GOND) recebeu o convite para participar no “Guimarães Outdoor”, atividade de encerramento do Projeto + Cidadania no ano letivo 2016-17, em representação das escolas do concelho de Vila Nova de Famalicão, a decorrer no centro histórico de Guimarães, no dia 12 de junho.

Reunimo-nos com as turmas dos concelhos de Braga, Barcelos e Guimarães no Campo de S. Mamede, onde os organizadores do evento distribuíram t-shirts e bonés por todos os participantes. Logo de seguida, com muito entusiasmo e algum nervosismo, começámos a aventura da descoberta de um grande “tesouro”: o Património Histórico de Guimarães. 

Tínhamos a preciosa ajuda de uma aplicação multimédia, que nos fornecia um mapa de todo o percurso e onde estavam identificados pontos de interesse que teríamos de explorar e conhecer através da solução de alguns enigmas. Quando solucionados os enigmas com sucesso, avançávamos na exploração do Castelo de Guimarães, do Paço dos Duques de Bragança, da Capela de S. Miguel, da Praça de Santiago e finalmente do Convento de Santa Clara, onde terminou este aliciante desafio.
Após o lanche, dirigimo-nos ao “Salão Nobre” da Câmara Municipal de Guimarães, onde fomos muito bem recebidos, pelo Excelentíssimo Senhor Presidente Domingos Bragança, da Câmara Municipal de Guimarães. O Dr. Carlos Moreira, representante da empresa Lusoinfo e a Dra. Altina Ramos, representante da Universidade do Minho, principais promotores deste projeto, fizeram um breve balanço do trabalho realizado na plataforma + Cidadania, ao longo do ano letivo e os objetivos propostos para o próximo, felicitando os alunos e professores pela participação no desenvolvimento e promoção deste projeto. De seguida, a Senhora Vereadora da Educação e Cultura, do município de Braga, apresentou as suas felicitações e algumas palavras de incentivo e sensibilização a um cada vez maior envolvimento de todos e de agradecimento aos que permitiram que esta experiência tivesse tão bons resultados.
No final, aos alunos das turmas presentes, foram atribuídos crachás digitais e o Diploma “Turma Embaixadora da Cidadania” e juntaram-se todos para a tradicional fotografia da praxe.
Esta atividade foi muito interessante porque nos possibilitou, de uma forma divertida e dinâmica, utilizado as ferramentas disponíveis na plataforma “+ Cidadania”, recordar alguns acontecimentos/personagens muito importantes que contribuíram para a formação de Portugal e permitiu-nos ainda ver/rever monumentos grandiosos que fazem parte da nossa história. E, como referiu o Senhor Presidente da Câmara de Guimarães, “o Património Histórico de Guimarães é um património valiosíssimo que não pertence só aos vimaranenses, nem só aos portugueses mas sim a toda a Humanidade e por isso todos somos responsáveis pela sua preservação”.

Turma 4.ºG

Alerta de muito frio! 

Ícaro TV apresenta: 

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

 

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

Quadros de Honra 

Conheça os alunos do Quadro de Honra de cada ano letivo

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas mar2016

Nº 2 - março 2016

asas dez2017

Nº 3 - dezembro 2016

asas mar2017

Nº 4 - março 2017

Revista PAA 

revista2015 2016

Login

Online 

Temos 33 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top