Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

poupai2015No dia 10 de novembro, pelas 18:00h, na escola sede do Agrupamento de Escolas de Gondifelos, com a apresentação dos resultados da 1ª Etapa do Concurso, anunciou-se o protagonista do projeto “Poupa Energia Ganha o Teu Futuro”. (PF clique aqui para ver o Regulamento)

O Diretor do Agrupamento, Dr. Jones Maciel, deu as boas vindas aos presentes, destacando a presença de alunos, pais e professores, assim como do representante da União de Juntas de Freguesias de Cavalões Outiz e Gondifelos, Sr. Manuel Branco, à artista Plástica Joana Brito e aos elementos da mesa em representação das instituições: Cooperativa Elétrica Vale D´Este CRL (CEVE), Eng.º Luís Macedo e Autarquia de Famalicão, Dr. Marco Magalhães.
O Diretor explicou que este concurso é um projeto de responsabilidade pedagógica e social promovido pelo Agrupamento de Escolas de Gondifelos em parceria com a Cooperativa Elétrica do Vale D’Este CRL (CEVE) e tem como objetivos promover e incentivar o desenvolvimento de competências pessoais e artísticas nas áreas da Escrita, da Leitura, das Artes Visuais, das Artes Plásticas, da Ilustração e do Grafismo; de valorizar e premiar a capacidade e criatividade artística, bem como incentivar e sensibilizar para a interiorização de comportamentos na defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável.
O concurso responde ao desafio lançado em junho de 2015, pela CEVE ao Agrupamento, no sentido de desenvolver um projeto tendo como base as temáticas energia e desenvolvimento sustentável, num ano de especial e relevante importância para a Cooperativa Elétrica, pois celebra o seu 85º aniversário, assim como para o Agrupamento que celebra também o seu 15º aniversário ao mesmo tempo que a EBI de Gondifelos celebra o 25º aniversário.
O concurso “Poupa Energia Ganha o Teu Futuro” envolve os alunos do 1º ao 6º ano, em diferentes etapas, tendo se iniciado a 01 de outubro. Chegados ao final da primeira etapa, o júri composto por o Presidente da Direção da CEVE, Eng.º Luís Macedo; o Vereador da Educação, Conhecimento e Empreendedorismo da Câmara de Vila Nova de Famalicão, Dr. Leonel Rocha; a Diretora Adjunta do Agrupamento de Escolas de Gondifelos, Drª Arminda Barroso, reuniu no dia 9 de novembro, para avaliar e decidir acerca dos trabalhos a concurso.
A Drª Arminda Barroso, em nome do júri, começou por destacar a visão empreendedora do projeto, envolvendo parcerias, os professores e especialistas como o escritor Pedro Chagas Freitas, na área da escrita criativa e os artistas plásticos na área do desenho ilustração e grafismo. Deste modo, foram reunidas condições para que os alunos possam desenvolver competências diferentes e novas aprendizagens, sempre em articulação com os professores titulares de turma, mas experienciando novas abordagens e estímulos, palmilhando-se caminho na construção duma Escola que se pretende afirmar como de referência.
Referiu ainda que o Júri não teve uma tarefa fácil, tendo em consideração a qualidade dos trabalhos e que por sugestão e iniciativa do Sr. Eng.º Luís Macedo, seriam atribuídas menções honrosas aos candidatos não premiados.
Finalizada a primeira etapa, a Categoria 1 – Escrita Criativa, que contempla a criação coletiva do nome da personagem, pelos alunos do 1º ciclo (1º ao 4º ano) a partir da temática "Poupa Energia Ganha o Teu Futuro" - trabalho de turma, o prémio coube à Turma 34 da EB1 de Cavalões com a Personagem POUPAI, com um total de 25 valores, distribuídos por: 5 valores para o respeito temático; 10 valores para o Conteúdo/ Informação; 10 valores para a Criatividade (PF clique aqui para ver o trabalho).
Na Categoria 2 – Artes Visuais – Desenho, que contempla o desenho individual e criativo duma personagem a partir da temática “Poupa Energia Ganha o Teu Futuro” pelos alunos do 1º e 2º ano apresentado em folha de papel em formato e extensão livres, o Afonso Costa, do 2º ano da EB1 de Cavalões, foi o vencedor, com um total de 23 valores, distribuídos por: 3 valores para o respeito temático; 10 valores para o Conteúdo/ Informação; 10 valores para a Criatividade (PF clique aqui para ver o trabalho).
Na Categoria 3 – Artes Plásticas/ Artes Visuais - Modelagem/ Desenho, que contempla a criação individual duma personagem a partir da temática “Poupa Energia Ganha o Teu Futuro” pelos alunos do 3º e 4º ano a partir da criação do desenho e transformado em 3 dimensões, protótipo em barro, a Ana Margarida Costa do 4º ano de Gondifelos foi a dupla vencedora, pois arrecadou o prémio de melhor desenho e melhor protótipo com a classificação de 25 valores para cada trabalho, distribuídos por: 5 valores para o respeito temático; 10 valores para o Conteúdo/ Informação; 10 valores para a Criatividade (PF clique aqui para ver os trabalhos).
Os prémios serão entregues no final do ano letivo, em data a acordar.
A segunda com apenas uma categoria, a Categoria 1- Escrita criativa que contempla a criação da história, incluindo nome, trabalho coletivo, associado ao tema “Poupa Energia Ganha o Teu Futuro” pelos alunos do 3º e 4º ano, tem como data limite para admissão de trabalhos o dia 28 de janeiro.
Na terceira etapa a admissão de trabalhos é até ao dia 28 de abril, também com uma única categoria, a Categoria 1 – Ilustração que contempla a ilustração da história selecionada, trabalho realizado pelos alunos do 3º ao 6º ano - trabalho coletivo ou individual, apresentado em suporte bidimensional - folha do livro, tendo como base cenários e personagens tridimensionais.

Os alunos distinguidos ao longo das etapas receberão os prémios que são da responsabilidade e oferta da CEVE em cerimónia pública e que consistem em bens/ conteúdos de fruição cultural e formativa. O grande prémio coletivo será a edição da história em suporte papel e em eBook, também da responsabilidade da CEVE.
Reiterando os parabéns a todos os participantes, a Dr.ª Arminda Barroso apelou ainda para a possibilidade de colaboração dos pais na criação da história, traduzindo-se esta nas conversas caseiras em família sobre a energia, a poupança, a água, a terra, o ar e o fogo, ou seja, os quatro elementos da natureza, o que seria uma mais-valia e um contributo importantíssimo.
Usou também da palavra o Eng.º Luís Macedo, Presidente da Direção da CEVE, que começou por agradecer ao Diretor do Agrupamento, sendo este agradecimento extensivo a todos os participantes neste projeto, o excelente trabalho realizado e agora vertido na exposição patente.
Informou ainda os presentes sobre o historial da Cooperativa, como uma empresa de utilidade pública, cuja atuação visa sobretudo a prestação de um serviço eficaz e de qualidade, ao nível da prestação do serviço no fornecimento de energia elétrica, beneficiando da proximidade aos seus clientes, pois está sedeada na freguesia do Louro, com uma área de concessão de 14 freguesias, estando nela inseridas as freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz.
Este desafio lançado à Escola prende-se com a postura que a Cooperativa faz questão de ter no âmbito da sua responsabilidade social, e daí ter desafiado a Escola a desenvolver um projeto no âmbito do desenvolvimento sustentável, a incluir no plano das comemorações dos 85 anos da Cooperativa.
Encerrou a sessão o Dr. Marco Magalhães, em representação da Autarquia de Famalicão, que felicitou os presentes, salientando a parceria feita entre o Agrupamento de Escolas e a CEVE, valorizando o trabalho feito e o próprio Concurso Poupa Energia Ganha o Teu Futuro, que representa um novo olhar e uma nova forma de transmitir uma mensagem criativa, em redor da poupança da energia e do desenvolvimento sustentável, estando nela contida a participação de toda a comunidade escolar e envolvente, passo que muito orgulha a Autarquia e que constitui um profícuo contributo para o Concelho de Famalicão.

Os outros personagens a concurso …

Turma 1 do 1º ano de Gondifelos - Olé (PF clique aqui para ver o trabalho)

Turma 2 do 1º ano de Gondifelos - Ups (PF clique aqui para ver o trabalho)

Turma do 2º ano de Gondifelos - Teique (PF clique aqui para ver o trabalho)

Turma do 3º ano de Gondifelos - Chaficote (PF clique aqui para ver o trabalho)

Turma do 4º ano de Gondifelos - Eletrip (PF clique aqui para ver o trabalho)

Turma do 1º2º anos de Cavalões- O Nosso Poupai (PF clique aqui para ver o trabalho)

Turma do 1º2º anos de Outiz - Girafa Nodina (PF clique aqui para ver o trabalho)

Turma do 3º4º anos de Outiz - Eletrolatra (PF clique aqui para ver o trabalho)


IMPRESSÕES! Dos Professores …

A Cooperativa Elétrica do Vale D’Este (CEVE) - Louro, está a comemorar os seus 85 anos de existência, a "dar à luz" a várias freguesias do norte do país. Para celebrar tão importante data quis envolver as crianças em idade escolar. O Agrupamento de escolas de Gondifelos abraçou então o aliciante desafio da CEVE : produzir uma história infantil ligada à poupança e racionalização dos consumos de energia, numa visão sustentável e ecológica do nosso planeta. As crianças do Primeiro Ciclo estão a dar asas a toda a sua capacidade criadora e a desenvolverem a narrativa e ilustração. Não há dúvidas de que as nossas crianças transbordam de energia nas suas ideias e traçados!...
Têm consigo o “Special one” da escrita criativa, notável escritor com reconhecimento internacional, Pedro Chagas Freitas, para desenvolver mais competências ao nível da escrita, despertar nas crianças o processo prático que ela exige. Usando diversas estratégias tem conseguido, nas várias sessões, proporcionar em sala de aula atividades enriquecedoras, lúdicas e altamente motivadoras, envolvendo os alunos num processo participativo e colaborativo, já que as suas atividades são realizadas em grupo. Na ilustração são acompanhados e orientados pelos ilustradores e artistas da “Casa ao Lado” , a Joana Brito e o Ricardo Miranda. A todos os níveis, os resultados até aqui alcançados foram positivos e muito estimulantes. Pelas suas conversas e testemunhos percebe-se que existe uma grande empatia e cumplicidade com este projeto, com escritor e com os ilustradores. Em breve os resultados finais destes workshops aparecerão e muita admiração causarão nos leitores e envolventes.

IMPRESSÕES! Dos Alunos…

Eu penso que as sessões do Pedro Chagas são muito importantes.
Ele é um escritor que me ensinou muitas coisas. Os jogos de trabalho em grupo são divertidos e engraçados.
O Pedro Chagas é alegre, simpático e cuidadoso.
Eu gosto das visitas dele porque ensina-nos a desenvolver a nossa imaginação na escrita.
Afonso Rodrigues, 3.º ano 34CAV

Na minha opinião, os jogos que jogamos são para aprendermos a escrever, para nos ajudar a escrever novas palavras e com essas palavras formarmos um texto.
Eu, nestes jogos, tenho dificuldades em adivinhar as palavras.
O Pedro Chagas é simpático e amigo de toda a gente.
David Pereira, 3.º ano 34CAV

Eu penso que as sessões do escritor são muito divertidas porque fazemos desenhos e textos. Ele ajuda-nos a melhorar a escrita.
Francisco Carvalho, 3.º ano 34CAV

Eu acho que ele é divertido, espetacular e fantástico.
Ele traz-nos jogos para jogarmos, ajudando-nos a usar a imaginação para os trabalhos.
Eu gosto de trabalhar com ele enquanto estou num grupo.
Ele é o maior escritor do mundo!
Gonçalo Dias, 3.º ano 34CAV

Eu penso que as sessões com o Pedro Chagas são divertidas e aprendemos a escrever textos. Ele ajuda a termos criatividade na escrita.
Ele é alto, amigo e bondoso. Eu gosto dos jogos dele e de os fazer em grupo.
Acho que ele é um bom escritor.

Rodrigo Gomes, 3.º ano 34CAV
Na minha opinião, as sessões com o escritor Pedro Chagas são divertidas e fáceis.
O Pedro Chagas faz muitas atividades diferentes e é amigo de toda a gente.
Eu gosto muito quando ele vem à minha escola.
Samuel Magalhães, 3.º ano 34CAV

Eu penso que as sessões com o escritor são divertidas, interessantes e fazem-nos bem para desenvolvermos o nosso pensamento.
Ele é divertido, amigo, alegre e risonho. Eu gosto muito dele.
Beatriz Aguiar, 4.º ano 34CAV

Eu acho que o escritor está a ajudar-nos a aprender coisas novas como palavras e brincadeiras. Às vezes, para mim e os meus colegas, é difícil mas conseguimos sempre passar a atividade.
Luís Rodrigues, 4.º ano 34CAV

Eu penso que as sessões com o escritor são interessantes, divertidas, ajudam-nos a libertar a nossa imaginação e também a escrever melhor.
Os trabalhos de grupo ajudam-nos a saber partilhar, a saber respeitar os colegas e a saber trabalhar em grupo.
Os jogos que ele traz para nós jogarmos, ajudam-nos também a fazer exercício físico. E é por isto que eu acho que as suas visitas à nossa escola são interessantes.
Tatiana Pereira, 4.º ano 34CAV

Todos nós estamos a fazer um trabalho muito importante.
Vem um escritor à nossa sala muito engraçado chamado Pedro Chagas e quando ele entra na sala eu fico muito excitada porque as suas aulas são muito divertidas.
Nas aulas de ilustração com a professora Joana e o professor Ricardo fizemos muitos desenhos em pequenino e escolhemos o que gostamos mais para moldar em barro. E fiquei muito nervosa porque foi a primeira vez que trabalhei com o barro.
Adorei !!!
Matilde Ribeiro, 3º ano G

O escritor é muito simpático.
As suas aulas são muito divertidas.
Gostei muito dos jogos que fizemos.
Adorei trabalhar em grupo.
A professora Joana é muito divertida e o professor Ricardo é muito paciente.
As suas aulas são fixes.
Cláudia Azevedo, 3º ano G

Eu gosto do escritor Pedro Chagas porque fazemos muitos jogos e descobrimos palavras.
Nós trabalhamos em grupo e as atividades foram divertidas, por isso é que nós ficamos contentes.
No final cantámos sempre uma canção ao grupo vencedor.
Com a professora Joana e o professor Ricardo fizemos bonequinhos com barro e pintámos com tintas e pincéis.
Essa foi a parte mais divertida. Fizemos tudo com muito cuidado para criarmos personagens muito originais.
Ana Luísa, 3º ano G

O escritor é criativo e as suas aulas são giras. O escritor tem boas ideias. Ele traz jogos e cartões com números. No fim cantamos uma canção aos vencedores. Com as palavras fizemos frases sobre o Chaficote.
Na ilustração moldamos o nosso boneco preferido em barro, foi emocionante. Eles são criativos e as suas aulas são fantásticas. Eu gostei muito de fazer o boneco de barro e de pintá-lo. Eles têm ideias maravilhosas para o projeto.
Cláudia Moreira , 3º ano G

Eu gostei do escritor Pedro Chagas, porque ele é engraçado. As suas aulas são divertidas e muito dinâmicas.
Nas aulas de ilustração eu fiz uma lâmpada mas com olhos, pernas, braços e boca e na aula seguinte moldei o boneco com barro e pintei-o usando tintas e pincéis. Estas aulas são fantásticas e eu sinto-me feliz e satisfeito com tudo aquilo que fiz.
Luís Pinheiro Campos, 3º ano G

Concorre!!! 

Entre 16 de outubro e 07 de novembro.
Todos os dias um novo desafio!
Soma respostas certas e ganha o concurso.
Prémios no dia da Festa do Quadro de Honra!

1ª Questão - Qual é a idade mínima para criação de uma conta no facebook?

Envia a resposta (identifica-te e identifica o nº da questão) para o professor de TIC (ademartavares@aegondifelos.pt)

Não perca! 

Não é todos os dias que uma escola tem um seu livro publicado por uma editora.

Venha participar neste momento importante e dar os parabéns aos nossos alunos.

Conheça mais sobre o Projeto clicando nos links abaixo:

Cartaz da apresentação desta iniciativa
Parabéns do Sr. Presidente da República
Conclusão do Projeto
Terceira etapa do Projeto
Segunda etapa do Projeto
Primeira etapa do Projeto

Veja também o spot publicitário que vai passar na TVI24, na sexta-feira (dia13 de outubro) de manhã.

O que fazer?! 

Celebrando o Dia Internacional para a Redução das Catástrofes o AEG aderiu ao exercício "A Terra Treme". Todos devemos ter consciência do perigo e saber o que fazer nestas situações. Clique na imagem abaixo para ver os conselhos do "Tinoni".

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas mar2016

Nº 2 - março 2016

asas dez2017

Nº 3 - dezembro 2016

asas mar2017

Nº 4 - março 2017

Login

Online 

Temos 10 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top